Quem inventou a cerveja? Conheça a história da cerveja e curiosidades sobre a bebida
Na primeira sexta feira de agosto, comemora-se o Dia Internacional da Cerveja.
A data foi criada em 2007, em Santa Cruz, nos Estados Unidos, por três amigos, entre eles um cervejeiro chamado Jesse Avshalomov.
O propósito da data é juntar os amigos, beber uma boa cerveja e celebrar os cervejeiros e garçons.
Criação da cerveja
Há aproximadamente 10 mil anos atrás foi descoberto o processo de fermentação; com isso, começaram a surgir as primeiras bebidas alcoólicas
A princípio, a cerveja foi produzida por padeiros, devido aos ingredientes que eram usados para fazer os pães, como a levedura e a cevada.
Quem criou a cerveja?
Existem evidências de que a prática da cervejaria teve início na região da Mesopotâmia, há aproximadamente 6 mil anos atrás. A primeira cerveja produzida foi, provavelmente, um acidente.
Posteriormente, com a criação das ''casas de cerveja'' dos sumérios, os egípcios aprenderam a arte de fabricar a cerveja. Naquela época, a cerveja era bastante diferente do que conhecemos atualmente.
A expansão definitiva da cerveja aconteceu no Império Romano. Júlio César introduziu a cerveja aos britânicos e logo os galeses a conheceram.
Na Idade Média, os conventos assumiram a fabricação das cervejas. Então começaram a surgir os artesãos cervejeiros que trabalhavam para o mosteiro.
Com o aumento do consumo da bebida, foram surgindo cada vez mais artesãos responsáveis pela fabricação das cervejas e logo a bebida popularizou-se nas tabernas.
A partir do século XII, pequenas fábricas foram surgindo nas cidades europeias e com uma técnica mais aperfeiçoada.
Com o avanço científico, o que se bebe hoje é um conjunto de todas as descobertas que possibilitaram o aprimoramento de uma das bebidas mais populares do mundo
Portanto, no Dia Internacional da Cerveja, vale a pena reunir-se com os amigos e celebrar a data.