Qual a função do colesterol?
colesterol desempenha funções em nosso organismo ele faz parte da estrutura das células do organismo e é importante para a produção de alguns hormônios e de vitaminas.
Quando o Colesterol passa a ser um problema?
O colesterol passa a ser um problema quando existe o excesso da partícula LDL–colesterol (conhecida popularmente como colesterol ruim) no organismo e do tipo de gordura ingerida.
Como evitar o colesterol ruim?
O ideal é ter uma alimentação saudável, baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, sem excessos de gorduras saturadas (originadas da gordura de produtos animais) e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados.
Qual é o colesterol ruim?
O colesterol combinado às lipoproteínas de baixa densidade é chamado de LDL. Em excesso, pode se depositar nas paredes das artérias, formando placas de gordura que aumentam o risco de obstrução. Por isso, o LDL é conhecido como "colesterol ruim" e seu nível deve ser mantido baixo.
O que pode acontecer se o colesterol ruim estiver alto?
A principal consequência do excesso docolesterol LDL, e consequentemente da obstrução das artérias, é o aumento do risco de doenças cardiovasculares como: infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (mais conhecido como derrame).
Qual o colesterol bom?
Conhecido por ser quem "tira" o colesterol das células para ser eliminado, são lipoproteínas de alta densidade que, quando combinadas ao colesterol, são chamadas de HDL. Ele ajuda a evitar a obstrução das artérias, sendo conhecido como "colesterol bom" e seu nível deve ser mantido alto.
Veja agora fatores que podem aumentar o colesterol ruim
História familiar
O aumento do colesterol LDL pode ter origem genética. Nesse caso, o tratamento consiste em orientações sobre comportamentos saudáveis e acompanhamento regular por sua equipe de saúde.
Comportamento sedentário
A prática regular de atividade física ajuda a reduzir o colesterol LDL.
Alimentação inadequada
Uma alimentação rica em alimentos ultraprocessados que também podem ser fontes de gorduras saturadas, e o baixo consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, são fatores atrelados ao aumento do colesterol.
Comorbidades
Condições como a obesidade, o diabetes mellitus e a hipertensão arterial sistêmica, quando não controladas, podem levar ao aumento do colesterol
Tabagismo
O hábito de fumar pode resultar em menores níveis de HDL (colesterol bom) e níveis mais elevados de LDL (colesterol ruim). Com isso, aumentam o risco de formação de placas e obstrução das artérias.
Veja sinais que o seu colesterol pode estar alto
Em casos mais avançados pode ocorrer dor ou desconforto no peito, quando o coração não está recebendo sangue e, consequentemente, oxigênio suficiente, e falta de ar e fadiga quando é realizado esforço físico . Em outros casos pode ocorrer dores nas pernas ao caminhar, queda de pelos nas pernas, pele fria e palidez nos dedos podem indicar comprometimento das artérias que irrigam esses locais.
Veja o que fazer para evitar que o colesterol ruim fique alto
O tratamento envolve a adoção de hábitos saudáveis, que passa por uma alimentação baseada em alimentos in natura e minimamente processados, a prática regular de atividade física e o uso de medicamentos. Em situações mais graves, de obstrução vascular significativa, o tratamento pode ser até cirúrgico.