DIABETES: Veja como saber quando a HEMOGLOBINA GLICADA está ALTA e entenda O QUE É PRÉ-DIABETES e a diferença para os VALORES DE REFERÊNCIA da GLICOSE NORMAL
DIABETES
A diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
INSULINA
A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.
DADOS
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.
QUAL O VALOR NORMAL DA HEMOGLOBINA GLICADA?
O nível normal é de 4,5 a 5,6%. Já é considerado "Pré-diabetes" quando está entre 5,7 e 6,4%. E Diabetes, se for superior a 6,5%.
PARA QUE SERVE?
A hemoglobina glicada é um exame capaz de medir o índice glicêmico no organismo, ou seja, os níveis de açúcar presentes no sangue. O exame serve para controlar o diabetes já existente e para diagnosticar a pré-diabetes e diabetes de pacientes que ainda não sabem que têm a doença.
HEMOGLOBINA GLICADA
O exame de hemoglobina glicada, também conhecido como HbA1C ou A1C, é o principal exame indicado na hora de investigar a diabetes, por não necessitar de jejum.
O QUE É PRÉ-DIABETES?
A pré-diabetes é um sinal de alerta do corpo, que normalmente aparece em obesos, hipertensos e/ou pessoas com alterações nos lipídios. Acontece quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas ainda não estão elevados o suficiente para caracterizar um Diabetes Tipo 1 ou Tipo 2.
E QUANDO A GLICOSE JÁ É CONSIDERADA ALTA?
O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.
Veja a seguir os 6 principais sinais de alerta da Diabetes no corpo:
2) VONTADE DE IR AO BANHEIRO VÁRIAS VEZES AO LONGO DO DIA
3) PERDA DE PESO SEM RAZÃO APARENTE
4) FORTES DORES DE CABEÇA