COMO SABER SE TENHO TDAH? Confira os 7 principais SINTOMAS e SINAIS DE ALERTA e saiba como é feito o DIAGNÓSTICO e o TRATAMENTO do TDAH

O QUE É TDAH?

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico de causas genéticas que aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

DADOS

O distúrbio afeta de 3% a 5% das crianças em idade escolar e sua prevalência é maior entre os meninos.

CURIOSIDADES

Em todas as faixas etárias, portadores do transtorno estão sujeitos a desenvolver comorbidades, isto é, a desenvolver simultaneamente distúrbios psiquiátricos, como ansiedade e depressão. Na adolescência, o risco maior está no uso abusivo do álcool e de outras drogas.

IR PARA JC.COM.BR

SINTOMAS

Confira a seguir os 8 principais sintomas e sinais de TDAH:

1) Agitação

2) Dificuldade de permanecer atentos em atividades longas

3) Dificuldade maior de organizar atividades e de seguir instruções

4) Dificuldade em participar de atividades sedentárias e manter silêncio

Nos casos em que prevalece a hiperatividade, os portadores do distúrbio são inquietos, agitados e falam muito.

IR PARA JC.COM.BR

5) Saltar de uma tarefa inacabada para outra, sem nunca terminar aquilo que começaram

Não conseguem também prestar atenção em detalhes, demoram para iniciar as tarefas e cometem erros por absoluto descuido e distração

6) Esquecimento frequente

O esquecimento é uma das principais queixas dos pais, pois as crianças "esquecem" o material escolar, os recados, o que estudaram para a prova.

7) Impulsividade

impulsividade é também um sintoma comum e apresenta-se em situações como: não conseguir esperar sua vez, não ler a pergunta até o final e responder, interromper os outros, agir sem pensar

TRATAMENTO

O TDAH deve ser tratado de modo múltiplo, combinando medicamentos, psicoterapia e fonoaudiologia (quando houver também transtornos de fala e ou de escrita); orientação aos pais e professores e ensino de técnicas específicas para o paciente compõem o tratamento.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da doença é sempre clínico e deve ser feito por especialistas com base nos critérios estabelecidos pelo DSM.IV. Avaliações precipitadas podem dar origem a falsos positivos que demandam a indicação desnecessária de medicamentos.

IR PARA JC.COM.BR

FONTES

Ler Mais

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories