BOLSA FAMÍLIA AGOSTO 2023: saiba como se CADASTRAR no programa e QUEM pode fazer o CADASTRO; confira
Desde março, o programa de transferência de renda que antes era chamado de Auxílio Brasil voltou a ser denominado Bolsa Família, mantendo sua finalidade de auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O programa passaou por alterações em suas regras de concessão, e é essencial que você esteja bem informado sobre essas mudanças.
A seguir, conheça as novidades do programa social, saiba quem tem o direito de se inscrever no Bolsa Família e quais documentos são necessários para a solicitação do benefício.
Quem tem direito a se inscrever no Bolsa Família?
Apesar das regras previamente estabelecidas para o Auxílio Brasil, com a retomada do Bolsa Família, os critérios de elegibilidade também sofrerão alterações.
Ter renda familiar máxima por pessoa de R$ 218,00;
• Não receber nenhum benefício previdenciário que ultrapasse o limite de renda estabelecido;
Estar inscrito e com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico);
• O responsável familiar deve ter mais de 16 anos de idade;
Como fazer o cadastro no Bolsa Família?
• O responsável familiar deve ter mais de 16 anos de idade;
O processo de inscrição para obter o benefício segue o mesmo utilizado para todos os programas sociais, sendo necessário realizar o cadastro no Cadastro Único. Veja o passo a passo:
1. Faça o pré-cadastro no aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico), no site ou no aplicativo;
2. Após a inclusão dos dados, compareça na data do agendamento do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) em seu município;
3. Leve a documentação de identificação de todas as pessoas da família, juntamente com comprovante de endereço e de renda de cada membro.