Aveia
Um primeiro passo fácil para melhorar seus níveis de colesterol é comer uma tigela de aveia pela manhã. Adicione uma banana ou morango. As diretrizes nutricionais ideais são de 20 a 35 gramas de fibra por dia, comendo pelo menos 5 a 10 gramas de fibra solúvel.
Cevada e outros grãos integrais
Assim como a aveia e o farelo de aveia, a cevada e outros grãos integrais podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, principalmente porque contêm fibras solúveis.
Feijão
Os feijões são especialmente ricos em fibras solúveis. Eles também demoram um pouco para serem digeridos, o que significa que você se sentirá satisfeito por mais tempo após uma refeição.
Berinjela
Vegetais de baixa caloria são uma boa fonte de fibra solúvel
Nozes
Estudos mostram que comer amêndoas, nozes e amendoins são bons para o coração. Comer duas nozes por dia pode reduzir ligeiramente o LDL, que é o colesterol ruim.
Frutas cítricas
Essas frutas são ricas em pectina, um tipo de fibra solúvel que reduz o LDL
Soja
Comer soja e alimentos à base de soja, como tofu e leite de soja, é uma maneira eficaz de reduzir o colesterol.
Peixe
Comer peixe duas ou três vezes por semana pode diminuir o LDL de duas maneiras:
substituto da carne, que contém gordura saturada que aumenta o LDL e fornece ácidos graxos ômega-3 que reduzem o LDL.
Qual a importância do dia 8 de agosto?
Dia 8 de agosto é marcado como o dia Nacional da Prevenção e Controle do Colesterol alto
Quais os tipos de colesterol?
colesterol LDL e colesterol HDL
Existe colesterol bom?
Mas é importante lembrar que existem dois tipos de colesterol, o colesterol ruim e o colesterol bom sendo eles respectivamente o colesterol LDL e o colesterol HDL
Qual o colesterol bom?
O colesterol LDL também conhecido como o colesterol ruim é transportado por lipoproteínas de baixa densidade, o LDL em excesso pode se acumular em nas bordas das artérias gerando placas de gordura atrapalhando a circulação do sangue podendo causar infartos ou outras doenças cardiovasculares.
Qual o colesterol bom?
Colesterol HDL ou colesterol bom se anexa em lipoproteínas de alta densidade, que por sua vez são responsáveis pela limpeza do colesterol ajudando a limpar as artérias.