De acordo com a nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, Tatiane Schallitz, certos alimentos, suplementos e receitas podem desempenhar um papel na redução do colesterol, especialmente o colesterol LDL (ruim) e os triglicerídeos.

Confira, a seguir, algumas dicas de alimentos para controlar o colesterol:

Aveia e Cereais Integrais

Aveia, principalmente o farelo de aveia, pode ajudar a diminuir o colesterol LDL. Mingau de aveia no café da manhã, aveia com smoothies, iogurtes ou receitas de panquecas são boas opções.

Leguminosas

Feijões, lentilhas e grão-de-bico são fontes excelentes de proteína vegetal e fibras, que podem contribuir para a redução do colesterol. Prepare sopas, ensopados, saladas ou chili com feijões, lentilhas e grão-de-bico.

IR PARA JC.COM.BR

Alimentos Ricos em Ômega-3

Peixes como salmão, sardinha e cavala são ricos em ácidos graxos ômega-3, além se sementes como linhaça e chia que podem contribuir para um bom perfil lipídico. Peixes como salmão, sardinha e truta devem ser incluídos em suas refeições algumas vezes por semana.

Nozes e Sementes

Nozes, amêndoas, chia e linhaça são fontes de gorduras saudáveis e fibras que podem beneficiar a saúde cardiovascular. Snacks saudáveis, como amêndoas, nozes, chia e linhaça, podem ser adicionados a iogurtes, saladas ou consumidos sozinhos.

Frutas e Vegetais

Alimentos ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas, uvas, maçãs, espinafre, brócolis e abacate, podem ter efeitos benéficos no perfil lipídico. Opte por uma variedade de frutas e vegetais coloridos em suas refeições para obter uma ampla gama de antioxidantes. Dica: adicione fatias de abacate a sanduíches, saladas e torradas.

Chá Verde

O chá verde contém compostos antioxidantes chamados catequinas, que podem contribuir para a redução do colesterol. Desfrute de uma xícara de chá verde como uma alternativa saudável a bebidas açucaradas.

Azeite de Oliva

Use azeite de oliva extra virgem como base para molhos de saladas ou para cozinhar.

IR PARA JC.COM.BR

Lembre-se de que, embora esses alimentos e suplementos possam ter benefícios para a saúde cardiovascular, eles não devem substituir uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável.

É sempre importante discutir suas opções com um profissional de saúde, pois eles podem orientar sobre as melhores escolhas para suas necessidades individuais e acompanhar seu progresso.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories