CHÁ AJUDA A BAIXAR GLICOSE? Veja 7 mitos e verdades sobre diabetes
Segundo Ministério da Saúde, diabetes mellitus é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo
O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
Após receber o diagnóstico de diabetes, são comuns as soluções supostamente milagrosas que prometem controlar a doença.
É fato que a dieta é parte fundamental no controle do diabetes, mas é necessário estar atento para não cair em armadilhas e colocar a saúde em risco.
Veja mitos e verdades sobre a diabetes:
Pessoa com diabetes não pode consumir frutas? MITO
Mesmo sendo rica em carboidratos, são opções saudáveis e podem ser consumidas em quantidades controladas.
Chá ajuda a controlar o diabetes? VERDADE
Chás, café e a canela, possuem propriedades antioxidantes e apresentam bons resultados na redução da glicemia, porém não há estudos científicos de alto nível que evidenciem e garantam a eficácia de chás e plantas medicinais.
Doces são completamente proibidos? MITO
Tal como as frutas, os doces podem ser consumidos com moderação. Porém, ainda precisam de maior atenção, uma vez que não apresentam quantidade considerável de fibras em sua composição.
Bebida alcoólica pode ser consumida com moderação? VERDADE
Não é 100% proibida, mas é preciso ter cuidado, já que aumenta o risco de hipoglicemia, especialmente nos pacientes que usam insulina ou medicamentos que estimulam a produção do hormônio.
Mel pode ser ingerido livremente? MITO
Embora seja um produto natural, o mel apresenta um elevado teor de frutose e glicose, requerendo assim uma ingestão controlada e equilibrada no contexto de uma dieta bem ajustada.
O preparo do alimento muda o índice glicêmico?VERDADE
O índice glicêmico de um alimento é afetado tanto pelo método de preparo quanto pelo acompanhamento. Por exemplo, o suco de laranja possui um índice mais elevado do que a própria fruta, uma vez que é consumido sem o bagaço, que é rico em fibras. Para acompanhar, é bom incluir proteína ou gordura.
Informações são do site da Sociedade Brasileira de Diabetes.