DOR DE GARGANTA CONSTANTE PODE SER CÂNCER? Saiba quais os SINTOMAS do CÂNCER DE GARGANTA e como se PREVENIR
O câncer de garganta:
O câncer de garganta pode afetar a laringe, faringe ou amígdalas, sendo mais comum em homens com mais de 40 anos. Essa forma de câncer representa 25% dos tumores malignos que ocorrem na região da cabeça.
Como prevenir o câncer de garganta?
Para prevenir é possível evitar o consumo de bebida alcoólica, manter o peso corporal adequado, evitar falar muito alto e sem pausas pois isso causa os chamados calos vocais e não fumar e evitar o tabagismo passivo. Parar de fumar sempre traz benefícios à saúde.
7 sinais e sintomas do câncer de garganta:
2. Rouquidão e mudança de voz, que persistem por mais de 15 dias
3. Perda de peso inexplicável
4. Dor ou dificuldade para engolir
Vale lembrar que a dor de garganta não é apenas um dos sintomas e o câncer de garganta não é a única causa do desconforto.
5. Aftas na garganta que não cessam
6. Alteração na qualidade da voz
7. dispneia (dificuldade para respirar ou falta de ar).
Como detectar?
A detecção pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou com exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.
Como diagnosticar?
O diagnóstico do câncer da laringe se dá por meio da laringoscopia, exame que pode ser feito no consultório. Durante sua realização, é possível a coleta de fragmentos do tumor para exame histopatológico (do tecido).
O tratamento:
De acordo com a localização e a extensão do câncer, ele pode ser tratado com cirurgia e/ou radioterapia e com quimioterapia associada à radioterapia. Quanto mais precocemente for feito o diagnóstico, maior a possibilidade de o tratamento evitar deformidades físicas e problemas psicossociais.