Confira como usar babosa no rosto e combater o envelhecimento da pele

A babosa é uma das plantas de uso tradicional mais antiga que se conhece, originária da África do Sul. O primeiro registro do uso data de 4 a.C. pelos gregos.

O gel ou mucilagem da babosa é constituído principalmente de água e polissacarídios (pectinas, hemiceluloses, glucomanana, acemanana). Também possui aminoácidos, lipídios, fitoesteróis, taninos e enzimas, vitaminas e sais minerais.

A planta possui uma enorme quantidade de antioxidantes e vitaminas. Por isso, é tão utilizada em loções e cremes, por exemplo. Lembrando que apenas o extrato da babosa é recomendado como hidratação, pois a planta em sua forma natural pode causar irritação.

IR PARA JC.COM.BR

Como usar babosa no rosto?

A babosa pode ser usada em produtos já formulados com ela, ou em receitas caseiras. Em publicação do VivaBem, do UOL, a dermatologista Máira Astur ensina uma: misture 30 ml de gel com 200 ml de água e adicione o óleo vegetal da sua preferência, 1 colher (sopa) de mel, 3 gotas de óleo essencial (como o de rosa mosqueta).

Aplique na pele limpa e deixe essa mistura agindo por 15 a 30 minutos. Em seguida, é só enxaguar com água corrente. O ritual pode ser feito uma ou duas vezes na semana.

Segundo o VivaBem, outro modo de uso é misturar o gel da planta ao condicionador ou máscara de hidratação de uso habitual, na proporção de meio a meio, e aplicar nos fios úmidos e limpos.

Mais benefícios de cosméticos com babosa:

Limpeza da pele

IR PARA JC.COM.BR

Hidrata profundamente

Promove elasticidade

Previne o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas

A pele mais hidratada tem mais viço, mais saúde, e com mais água as rugas ficam preenchidas.

Efeito cicatrizante

Auxilia a amenizar manchas

IR PARA JC.COM.BR

A babosa pode ser usada como demaquilante?

A babosa não contém propriedades que ajudem na remoção da maquiageM.

ATENÇÃO

Informe Técnico publicado em 2011 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aponta que alimentos e sucos à base de aloe vera não devem ser consumidos. Isso porque não há comprovação de segurança de uso desses alimentos.

Informações são do UOL e do Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde Núcleo de Farmácia de Manipulação em Planaltina.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories