Como fazer uma rotina de skincare da forma correta? Qual a ordem dos produtos? Confira dicas valiosas para uma pele saudável
Para ter uma pele saudável, é preciso ter alguns cuidados específicos para sempre deixar o rosto limpo, hidratado e protegido.
O primeiro passo para estabelecer uma rotina de skincare é saber se sua pele é seca, oleosa ou mista. A partir disso, você poderá escolher os produtos mais adequados para a sua pele.
Um dos problemas na pele do rosto, que mais incomodam, são as acnes e manchas indesejadas. Esses problemas podem ser solucionados se você começar a ter uma rotina de cuidados com a pele.
Veja como fazer uma rotina de skincare de forma correta
Higiene
A higiene é extremamente importante para manter a pele limpa de poluentes e remover agentes infectantes que possam se acumular no dia a dia.
Para o rosto, é recomendado que a limpeza ocorra duas vezes ao dia, ao acordar e antes de ir dormir. O acúmulo de sujeira pode contribuir para o surgimento de cravos e acnes.
Saiba o tipo da sua pele
Atente-se qual é o tipo da sua pele. Saiba se seu rosto é oleoso, misto seco ou normal para usar o sabonete mais adequado para o seu rosto.
Hidratação
A hidratação é o próximo passo após a higiene. A hidratação auxilia a manter a integridade da proteção natural da pele.
A hidratação evita problemas de ressecamento, envelhecimento precoce, descamação, irritação e infecções.
Por isso, é necessário usar diariamente hidratantes adequados ao tipo da sua pele. Lembrando que pele oleosa também precisa de hidratação.
Atenção
Para obter bons resultados na hidratação da pele, você deve também hidratar seu organismo. Por isso, recomenda-se a ingestão diária de pelo menos dois litros de água.
Veja outras medidas que ajudam a manter a pele hidratada
Evitar a exposição em excesso ao sol, manter uma dieta rica em frutas e verduras e evitar esfoliações excessivas na pele ajuda a manter a pele hidratada.
Proteção solar
Após a higienização e hidratação do rosto, é necessário protegê-lo dos raios solares. Por isso recomenda-se o uso de protetores solares específicos para o rosto.
A exposição em excesso aos raios ultravioletas do sol pode causar sardas, manchas, rugas, entre outros problemas. Por isso a importância de proteger a pele dos raios solares.
Exposição solar em excesso causa câncer de pele?
A maioria dos cânceres de pele está relacionado à exposição solar sem a proteção adequada.
Por isso, além de usar o protetor solar, é necessário ter outros cuidados como ao sair ao ar livre, procurar ficar na sombra, principalmente no horário entre as 10 e 16 horas.
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia