GLICOSE NORMAL APÓS REFEIÇÃO: saiba O QUE É GLICEMIA PÓS-PRANDIAL e veja QUANDO A GLICOSE JÁ É CONSIDERADA ALTA
DIABETES
A diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
DADOS
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.
INSULINA
A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.
GLICEMIA PÓS-BRANDIAL
A glicemia pós prandial, ou glicose pós prandial, diz respeito a medida da glicemia plasmática realizada uma ou duas horas após uma refeição, que pode ser o café da manhã, almoço ou jantar.
QUANDO O EXAME É INDICADO?
O exame é recomendado para avaliar o controle glicêmico de pessoas com diabetes, informando se o paciente está bem com a glicemia controlada, e, assim, mais protegido das complicações da doença.
VALORES DE REFERÊNCIA DA GLICEMIA PÓS-PRANDIAL
Em geral, o valor recomendado para a glicemia pós-prandial é menor do que 140 mg/dL, porém esses níveis devem ser individualizados.
E QUANDO A GLICOSE JÁ É CONSIDERADA ALTA?
O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.
TABELA DE GLICEMIA POR IDADE
Os valores propostos para pacientes diabéticos variam de acordo com a idade, sendo considerados ideais valores abaixo de 160 mg/dl para adultos e 180 mg/dL para crianças.
SINTOMAS
Veja a seguir os 6 principais sinais de alerta e sintomas de diabetes no corpo:
2) Vontade de ir ao banheiro diversas vezes durante o dia
3) Perda de peso sem razão aparente
4) Fortes dores de cabeça