Veja 5 benefícios da creatina; confira para quem é indicado o suplemento
Se você pratica atividades físicas de alto rendimento como musculação ou corrida, já deve ter se perguntado para que serve a creatina. Em suma, a substância é um dos suplementos que vale a pena tomar para ter melhor desempenho no exercício.
A creatina é um elemento sintetizado nos órgãos como o fígado, rins e pâncreas, por meio da combinação de determinados aminoácidos (arginina, glicina, metionina). Ademais, pode ser encontrada naturalmente em alimentos como carnes, peixes, frango, ovos, frutos do mar, laticínios e seus derivados.
2- Melhora o desempenho durante os treinos;
3- Auxilia no processo de ganho de massa muscular (hipertrofia);
4- Facilita a recuperação e prevenção de lesões;
5- Apresenta resultados positivos no tratamento de diabetes, depressão, distrofias, sarcopenia, entre outros.
É importante saber que consumir a creatina não aumenta a massa muscular (é preciso malhar para conseguir isso). Basicamente, o que o suplemento faz é elevar a tolerância do atleta ao esforço e retardar a fadiga.
PARA QUEM É INDICADA A CREATINA?
A creatina é indicada, principalmente, para atletas e praticantes de atividades físicas. A suplementação de creatina é considerada segura, sendo contraindicada apenas para os grupos de mulheres grávidas, lactantes e pessoas menores de 19 anos.
Quando tomar creatina?
Estudos comprovam que o momento do dia que o suplemento é ingerido não faz tanta diferença na performance durante o exercício ou na recuperação após a atividade.
Uma variedade de creatina está disponível, incluindo creatina malato, creatina citrato, creatina serum, creatina etil ester, creatina micronizada e creatina monohidratada. Dentre essas, a creatina monohidratada é a mais eficaz na indução dos benefícios mencionados.
Informações são do site da Growth Suplements e do site UOL.