SINTOMAS DE CÂNCER DE COLÓN: veja os 7 principais SINTOMAS e SINAIS DE ALERTA da doença e saiba como é feito o DIAGNÓSTICO e o TRATAMENTO
CÂNCER COLORRETAL
O câncer colorretal engloba os tumores que têm origem no cólon (parte do intestino grosso), no reto (extremidade do intestino) e no ânus.
No Brasil, o câncer colorretal ocupa a terceira posição em termos de incidência entre os tipos de tumores, sendo ocorrido cerca de 40 milhões de novos casos ocasionalmente
TRATAMENTO
O tratamento do câncer no reto é viável e, quando identificado em iniciais, tende a ser passível de cura.
FATORES DE RISCO
Dentre os elementos que aumentam a probabilidade de desenvolver câncer colorretal, estão: ingestão elevada de carne vermelha ou processada, consumo excessivo de álcool, dieta carente em frutas e fibras, idade igual ou superior a 50 anos, obesidade, falta de atividade física e tabagismo .
SINTOMAS
Confira a seguir os principais sintomas e sinais de alerta do Câncer no reto:
1. Dor e cólica abdominal frequente com mais de 30 dias de duração
2. Alteração no ritmo intestinal de início recente
Acontece quando um indivíduo que tinha o funcionamento intestinal normal passa a ter diarreia ou constipação
3. Emagrecimento rápido e não intencional
5. Presença de sangue nas fezes
ALERTA
Globalmente, o câncer colorretal é a segunda forma de neoplasia mais prevalente entre as mulheres, com uma taxa de incidência de 21,8 casos a cada 100 mil habitantes.
DIAGNÓSTICO
A colonoscopia representa o exame fundamental para a detecção precoce do câncer retal, permitindo ao médico a imunidade do cólon e a remoção de pólipos, frequentemente encaminhados para análise por biópsia.
PREVENÇÃO
As principais diretrizes para evitar o câncer colorretal englobam: adotar uma rotina de exercícios físicos regulares, diminuir o consumo de óleos, vitaminas, sal e açúcar, manter um peso saudável, entre outras medidas.