EXCESSO DE VITAMINA C: Veja o que a CARÊNCIA e o EXCESSO de VITAMINA C pode causar ao organismo
A vitamina C:
A vitamina C desempenha um papel fundamental em diversas funções biológicas do nosso corpo. Essa vitamina possui um ciclo de vida curto, sendo necessário um consumo regular para evitar a sua deficiência.
Segundo informações do Uol, a vitamina C também é conhecida por ácido ascórbico, que estimula a síntese de carnitina e auxilia na produção de tecidos, cicatrização e produção de colágeno.
Como repor a vitamina C?
A vitamina C pode ser encontrada naturalmente em alguns alimentos, tais como pimentão vermelho, laranja, kiwi, brócolis, morango, couve-flor e repolho. Além disso, é possível repor a vitamina C no organismo por meio de suplementação, mas é importante não exceder a quantidade diária necessária para o bom funcionamento do organismo.
Excesso de vitamina C:
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), 45mg por dia é a quantidade necessária de vitamina C para um adulto saudável. O excesso de vitamina C no organismo pode causar pedra nos rins e até mesmo elevar os riscos de desenvolver cálculos renais.
Sintomas da carência de vitamina C:
2. Dores nas articulações
4. Irritabilidade e mau humor
5. Infecções e inflamações frequentes
Cuidados:
Vale lembrar que esta matéria é informativa, e a automedicação pode causar complicações. Portanto, é importante consultar um nutricionista ou um médico especializado.