Conheça os benefícios da beterraba e veja como esta hortaliça pode ser útil contra doenças

A beterraba é uma hortaliça tuberosa, originária da Europa. É um vegetal que se destaca por ser rico em açúcar e ferro.

A beterraba muitas vezes possui um sabor que não agrada boa parte da população, estando geralmente aguada ou azeda. Se consumida madura, a beterraba ganha um sabor adocicado.

Existem três tipos de beterraba: a beterraba açucareira, que é utilizada na produção de açúcar, a beterraba forrageira, usada na alimentação animal, e a beterraba cujas raízes são consumidas como hortaliça, que é a mais consumida no Brasil e que encontramos nos mercados.

IR PARA JC.COM.BR

Tanto as raízes quanto as folhas da beterraba são comestíveis, o que ajuda na exploração de suas capacidades medicinais.

Veja a seguir 6 benefícios da beterraba para o corpo:

1. FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

A beterraba é rica em ferro e em vitaminas que ajudam a aumentar a imunidade do corpo.

2. REDUZ PROBLEMAS VASCULARES

Segundo Flávia Ribeiro, nutricionista e professora de Nutrição da UNINASSAU, por ser muito rica em nitrato, a beterraba tem grande capacidade medicinal de reduzir riscos de problemas vasculares.

3. AJUDA A CONTROLAR O COLESTEROL

A beterraba é um vegetal rico em antocianinas, atuando de forma antioxidante, e por isso auxilia na diminuição do colesterol e ajuda nos processos de desintoxicação.

IR PARA JC.COM.BR

4. É ÚTIL CONTRA A PRESSÃO ALTA

O nitrato presente na beterraba é uma molécula natural, e por ser vasodilatador, ajuda na prevenção da hipertensão e doenças cardiovasculares.

5. FORNECE MUITAS VITAMINAS E SAIS MINERAIS PARA O CORPO

A beterraba é um vegetal rico em vitaminas A, B1, B2 e C.

6. AUMENTA A RESISTÊNCIA DURANTE ATIVIDADES FÍSICAS

O nitrato presente na beterraba gera um aumento no aporte de oxigênio para os músculos, que assim tem uma performance melhor nas atividades físicas.

ATENÇÃO!

Pessoas com histórico de problemas renais precisam tomar cuidado com o consumo excessivo da beterraba, pois isso pode formar cálculos renais.

Fonte: EMBRAPA

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories