PRÉ-DIABETES TEM CURA? Veja os principais sintomas iniciais da doença e como é feito o TRATAMENTO PARA A CURA
DIABETES
A diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
O QUE É PRÉ-DIABETES?
O pré-diabetes é uma situação em que a glicose no sangue já tem uma alteração, porém não é significativa para níveis de diabetes, então é um intermediário entre a glicose normal e o diabetes.
COMO DIAGNOSTICAR A PRÉ-DIABETES?
O diagnóstico pode ser realizado por meio de um teste sanguíneo simples, que mede os níveis de glicose após um período de jejum de 8 horas, conhecido como glicemia de jejum, ou pela análise da hemoglobina glicada, que reflete uma média dos níveis de açúcar no sangue ao longo dos últimos 3 meses.
DADOS
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.
O PRÉ DIABETES TEM CURA?
A condição de pré-diabetes pode ser revertida ao abordar os principais elementos que a desencadeiam, que incluem principalmente excesso de peso, falta de atividade física, tabagismo, padrões alimentares inadequados e má qualidade do sono. É importante destacar que 50% dos pacientes nesse estágio ‘pré’ vão desenvolver a doença.
SINTOMAS
Veja a seguir os 6 principais sinais de alerta e sintomas de diabetes no corpo:
1 - Vontade frequente de ir ao banheiro
3 - Fortes dores de cabeça
5 - Perda de peso sem razão
6 - Cansaço e fadiga constante
É POSSÍVEL COMBATER A PRÉ-DIABETES SÓ COM A ALIMENTAÇÃO?
Sim, é possível reverter com alimentação, mas quanto melhor o estilo de vida, maior a chance de reversão. Alimentação saudável é fundamental. Uma dieta rica em vegetais, grãos integrais, laticínios e frutas (mas não em suco de frutas), evitando-se o excesso de açúcar, carboidratos, gorduras saturadas e trans.
TRATAMENTO PARA DIABETES
A melhor forma de prevenir a diabetes é com práticas de vida saudáveis (alimentação, atividades físicas e evitando álcool, tabaco e outras drogas).