Caxumba: saiba como ocorre a transmissão e principais sintomas e sinais da doença que internou Arlindo Cruz
Neste mês de agosto, o cantor e compositor Arlindo Cruz, de 64 anos, voltou a ser internado após ser diagnosticado com caxumba bacteriana.
O artista, que sofre as consequências de um grave Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorrido em 2017, foi encaminhado ao hospital com um inchaço no maxilar.
O diagnóstico da caxumba foi confirmado e ele já está está tomando remédio e com bons sinais vitais.
Entenda o que é a caxumba:
Apesar da caxumba do cantor ter sido de origem bacteriana, a doença geralmente é causada por um vírus da família dos Paramyxovirus, gênero Paramyxovirus.
Transmissão da caxumba:
A transmissão ocorre por via aérea, por meio da disseminação de gotículas, ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas.
Já a transmissão indireta é menos frequente, porém pode acontecer pelo contato com objetos e/ou utensílios contaminados com secreção do nariz e/ou boca.
É comum que a infecção em homens adultos provoque orquite (inflamação nos testículos) e mastite (infecção do tecido mamário) nas mulheres.
Veja os principais sintomas da caxumba:
Fonte: Ministério da Saúde
Inchaço e dor nas glândulas salivares
Dor ao mastigar e engolir
ATENÇÃO!
Caso haja suspeita de caxumba, é imprescindível se consultar com um médico, capaz de dar as devidas orientações sobre o tratamento da doença.