DIABETES GESTACIONAL É CONSIDERADA GRAVIDEZ DE RISCO? Veja COMO IDENTIFICAR e confira 7 SINTOMAS FÍSICOS da GLICOSE ALTA NO CORPO
DIABETES
A diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
INSULINA
A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.
PERIGOS
O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
DIABETES GESTACIONAL
A diabetes gestacional ocorre temporariamente durante a gravidez. As taxas de açúcar no sangue ficam acima do normal, mas ainda abaixo do valor para ser classificada como diabetes tipo 2.
Esse tipo de diabetes afeta entre 2 e 4% de todas as gestantes e implica risco aumentado do desenvolvimento posterior de diabetes para a mãe e o bebê.
É CONSIDERADA GRAVIDEZ DE RISCO?
Sim. A diabetes gestacional é considerada uma gravidez de risco, uma vez que o excesso de glicose no sangue durante a gestação é um dos fatores que indicam atenção redobrada.
Confira a seguir os 7 sinais de alerta de que a sua glicose pode estar alta:
3) Vontade de urinar diversas vezes no mesmo dia
DICAS PARA PREVENIR A DIABETES
A melhor forma de prevenir o diabetes tipo 2 e diversas outras doenças é a incorporação de hábitos saudáveis. O incentivo para uma alimentação saudável, balanceada e a prática de atividades físicas devem ser uma prioridade.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da diabetes é feito através de exames. Quando a taxa apresenta-se de 100 a 125 mg/dL, a pessoa é portadora de glicemia de jejum inadequada, sendo então necessária a realização do teste oral de tolerância à glicose.