SINTOMAS DE ANSIEDADE E PÂNICO: veja os principais SINAIS FÍSICOS de ANSIEDADE e PÂNICO e saiba COMO IDENTIFICAR UMA CRISE DE ANSIEDADE
ANSIEDADE
O transtorno da ansiedade generalizada (TAG), segundo o manual de classificação de doenças mentais (DSM.IV), é um distúrbio caracterizado pela "preocupação excessiva ou expectativa apreensiva", persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo.
ALERTA SOBRE A ANSIEDADE
É importante registrar também que, nesses casos, o nível de ansiedade é desproporcional aos acontecimentos geradores do transtorno, causa muito sofrimento e interfere na qualidade de vida e no desempenho familiar, social e profissional dos pacientes.
TRANSTORNO DE PÂNICO
O transtorno do pânico (TP) é caracterizado por crises de ansiedade repentina e intensa com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos. As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento, durando em média de 15 a 30 minutos.
Veja a seguir os 10 principais sintomas físicos e sinais de alerta de ansiedade e pânico:
5) Dificuldade de concentração
9) Aumento da pressão arterial
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico de ansiedade e transtorno de pânico leva em conta a história de vida do paciente, a avaliação clínica criteriosa e, quando necessário, a realização de alguns exames complementares, solicitados por um psicólogo ou psiquiatra.
TRATAMENTO
O tratamento pode incluir o uso de medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos, sob orientação médica, e a terapia comportamental cognitiva.