Saiba 8 SINTOMAS da DIABETE GESTACIONAL; confira os riscos para mãe e o bebê
Segundo Ministério da Saúde, a diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.
O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos.
DIABETES GESTACIONAL
Ocorre temporariamente durante a gravidez. As taxas de açúcar no sangue ficam acima do normal, mas ainda abaixo do valor para ser classificada como diabetes tipo 2.
Toda gestante deve fazer o exame de diabetes, regularmente, durante o pré-natal. Mulheres com a doença têm maior risco de complicações durante a gravidez e o parto.
Esse tipo de diabetes afeta entre 2 e 4% de todas as gestantes e implica risco aumentado do desenvolvimento posterior de diabetes para a mãe e o bebê.
Fatores de risco que predispõem o desenvolvimento de diabetes gestacional. Os principais são:
Sobrepeso/obesidade antes da gestação; Elevação do peso durante a gestação além do considerado normal; Síndrome dos ovários policísticos (SOP); Uso de medicamentos hiperglicemiantes; Hipertensão arterial sistêmica; Hipertrigliceridemia; entre outros.
SINTOMAS DE DIABETES GESTACIONAL :
2- Ganho excessivo de peso na gestante ou no bebê;
4- Vontade frequente de urinar;
Outros sintomas: Boca seca; Visão turva; Muita sede; Náuseas.
Risco para o bebê
Para o bebê, devido à exposição dos níveis elevados de glicemia e insulina, pode ocorrer de ganhar peso excessivamente e também leva ao crescimento desproporcional de alguns órgãos.
Informações são do Ministério da Saúde e do Salomão Zoppi.