GLICOSE ABAIXO DE 40 O QUE FAZER? Veja O QUE É HIPOGLICEMIA e confira a TABELA DE GLICOSE POR IDADE e os VALORES DE REFERÊNCIA da GLICOSE NORMAL
O QUE É HIPOGLICEMIA?
A hipoglicemia é caracterizada por um nível anormalmente baixo de glicose no sangue, geralmente abaixo de 70 mg/dl.
PERIGOS
A hipoglicemia, em algumas situações, pode levar à perda de consciência, ou a crises convulsivas, sendo muito graves, e exige medidas imediatas.
O QUE FAZER EM UMA CRISE?
Em uma crise hipoglicêmica acompanhada de convulsões ou desmaios, não injete insulina (vai reduzir ainda mais o nível de glicose no sangue); não dê comida ou bebida pela boca, no máximo, com cuidado para não obstruir as vias aéreas.
DICAS
Uma dica do que fazer é passar um pouco de açúcar nas gengivas da pessoa. Vire a cabeça da pessoa de lado e proteja com cuidado, enquanto injeta glucagon ou chama a ambulância.
INSULINA
A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.
E QUANDO A GLICOSE JÁ É CONSIDERADA ALTA?
O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.
TABELA DE GLICEMIA POR IDADE
Os valores propostos para pacientes diabéticos variam de acordo com a idade, sendo considerados ideais valores abaixo de 160 mg/dl para adultos e 180 mg/dL para crianças.
SINTOMAS
Veja a seguir os 6 principais sinais de alerta e sintomas de diabetes no corpo:
2) Vontade de ir ao banheiro diversas vezes durante o dia
3) Perda de peso sem razão aparente
4) Fortes dores de cabeça
É POSSÍVEL DIMINUIR A GLICOSE NO SANGUE APENAS COM A ALIMENTAÇÃO?
De acordo com Lígia Pereira, tutora de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), é super possível e importante, pois evita que se instale uma condição crônica. Pequenas modificações já trazem efeitos significativos, como aumentar o consumo de vegetais crus e consumir alimentos integrais.