Imagem Logo

O QUE CAUSA ÁCIDO ÚRICO?

Veja como fazer o TRATAMENTO e quais são os SINTOMAS DE ÁCIDO ÚRICO ALTO

Imagem Logo

ÁCIDO ÚRICO

O ácido úrico é formado pela quebra das purinas, substâncias encontradas de forma natural em nosso corpo e em alguns alimentos.

Imagem Logo

PRODUZIDO NO FÍGADO

Ele é produzido principalmente no fígado e excretado pelos rins. Porém, níveis altos de ácido úrico no sangue, conhecido como hiperuricemia, podem levar a problemas de saúde.

Imagem

NÍVEIS ALTOS DE ÁCIDO ÚRICO

Com os níveis altos, pode ocorrer a formação de cristais de urato de sódio nas articulações e tecidos ao redor. Tais cristais podem acabar virando uma doença chamada 'gota'.

IR PARA JC.COM.BR
Imagem

GOTA

A gota é um tipo de artrite inflamatória que causa dor intensa, inchaço e vermelhidão nas articulações, mais comumente no dedão do pé.

Imagem

OUTRAS DOENÇAS

Outras doenças podem estar relacionadas com os níveis altos de ácido úrico como cálculos renais (pedras nos rins) e doenças renais crônicas.

Imagem

FATORES QUE CONTRIBUEM COM ÁCIDO ÚRICO ELEVADO

Imagem

Obesidade:

O excesso de peso está associado a um maior risco de hiperuricemia, uma vez que o tecido adiposo pode levar a um aumento na produção de ácido úrico e uma diminuição na sua eliminação pelos rins.

Imagem

Problemas renais:

Os rins desempenham um papel crucial na excreção do ácido úrico. Se houver um problema renal subjacente, os níveis de ácido úrico podem se elevar.

IR PARA JC.COM.BR

Dieta rica em purinas:

Alimentos ricos em purinas, como carne vermelha, frutos do mar, vísceras, bebidas alcoólicas (especialmente cerveja) e alimentos açucarados, podem aumentar os níveis de ácido úrico.

Medicamentos:

Certos medicamentos, como diuréticos, podem interferir na excreção do ácido úrico pelos rins, levando a um acúmulo no sangue.

Genética:

Algumas pessoas têm uma predisposição genética para produzir ou excretar níveis mais elevados de ácido úrico.

COMO É FEITO O TRATAMENTO?

O tratamento da hiperuricemia geralmente envolve mudanças na dieta, perda de peso (se necessário), medicamentos para reduzir a produção ou aumentar a excreção do ácido úrico, e gerenciamento de condições subjacentes, como doenças renais. Um profissional de saúde poderá avaliar sua condição individualmente e recomendar a abordagem mais adequada para você.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories