Saiba 11 alimentos que quem tem colesterol alto deve evitar comer

O colesterol é um lipídio essencial na fabricação das membranas celulares, bem como na síntese de hormônios e vitaminas essenciais para o corpo.

Essa substância é a junção de múltiplas variedades, cujos níveis elevados podem obstruir o fluxo sanguíneo, contribuindo para diversas doenças.

Sua estrutura se divide em dois tipos principais: o LDL, conhecido como "colesterol ruim", cujos níveis devem ser mantidos baixos; e o HDL, conhecido como "colesterol bom", que é desejado em quantidades elevadas.

IR PARA JC.COM.BR

O primeiro desses tipos eleva a probabilidade de complicações cardíacas, inclusive ataques cardíacos. Enquanto isso, o segundo exerce uma função protetora no corpo, contrapondo o efeito negativo do primeiro.

O colesterol acima de 250 mg/dL, com o LDL que ultrapassa 160 mg/dL e o HDL abaixo de 30 mg/dL, constatado no exame de sangue, identificam a doença.

O nível ideal deve ser menor que 200 mg/dL no colesterol total (que é a soma de todas as frações de colesterol), menor que 100 mg/dL de LDL e maior que 50 de HDL.

Confira alimentos que devem ter o consumo restringido para reduzir o colesterol "ruim":

1- Frituras;

IR PARA JC.COM.BR

2- Gordura trans:

Sorvetes industrializados, margarinas e bolachas recheadas têm uma coisa em comum: gorduras trans.

3- Muçarela, parmesão e cheddar:

Queijos amarelos utilizam leite integral como principal ingrediente e são uma fonte importante da gordura saturada.

4- Bacon, costela, salsicha e salame;

Tratamento:

O seu controle é possível a partir de uma alimentação saudável e atividade física. O tratamento também é feito com medicamentos, como as estatinas. A combinação deve ser verificada com o médico para o caso de cada pessoa.

Informações são da CNN e do A Gazeta.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories