COMO SABER SE O COLESTEROL ESTÁ ALTO? Confira 3 sintomas da doença
O colesterol é um tipo de gordura que desempenha um papel na formação das membranas celulares, na produção de hormônios e vitaminas essenciais para o funcionamento do corpo.
Ele é a combinação de distintos tipos que, quando em quantidades elevadas, podem obstruir o fluxo sanguíneo e contribuir para o surgimento de diversas doenças.
A sua composição tem dois tipos principais: o LDL que é conhecido como "colesterol ruim" e deve ter o nível baixo, e o HDL que é conhecido como "colesterol bom" e tem o nível alto. O primeiro é aquele que aumenta o risco de problemas do coração, bem como infartos. Já o segundo, protege o organismo contra o ruim.
O que o colesterol alto pode causar no corpo?
Em excesso, o colesterol tende a se acumular na parede de artérias e vasos sanguíneos, elevando o risco para eventos cardiovasculares graves como: Angina; Infarto do miocárdio; AVC; Danos às artérias dos rins, dos membros e da retina, podendo comprometer a visão, a mobilidade e a função renal.
Quando o colesterol se torna um problema?
A presença de níveis de colesterol acima de 250 mg/dL, LDL acima de 160 mg/dL e HDL abaixo de 30 mg/dL, detectada por meio de exame de sangue, sinaliza a presença da condição. Identificar essa situação em estágios iniciais é fundamental para a prevenção.
Quais são os níveis normais do colesterol?
O nível ideal deve ser menor que 200 mg/dL no colesterol total (que é a soma de todas as frações de colesterol), menor que 100 mg/dL de LDL e maior que 50 de HDL.
O que contribui para o colesterol ficar alto?
A sua relação está estreitamente vinculada ao modo de vida individual. Em geral, fatores como o sedentarismo, excesso de peso, hábitos alimentares inadequados e tabagismo costumam ser contribuintes. No entanto, também é possível que esteja influenciado por fatores genéticos.
Como saber se o colesterol está alto?
Para a maioria dos casos, a identificação da doença passa pela realização de exames de sangue, pedidos pelo médico.
3 sinais e sintomas do colesterol alto:
Possível tratamento:
O seu controle é possível a partir de uma alimentação saudável e atividade física. Mas também é feito com medicamentos, como as estatinas. A combinação deve ser verificada com o médico para o caso de cada pessoa.
Informações são da CNN e do Estadão.