Saiba perigos e contraindicações da chia e qual a forma correta de consumir
A chia é conhecida por suas propriedades benéficas para a saúde. Contudo, o consumo incorreto ou excessivo da semente pode causar danos ao organismo.
Atualmente, há um debate entre os especialistas sobre os benefícios e malefícios da chia.
Veja os perigos e contraindicações do consumo da chia
1. Pode gerar problemas digestivos
A chia possui uma grande quantidade de fibras que, em excesso, pode gerar problemas de constipação, diarreia e gases.
2. Risco de asfixia
Para as pessoas que possuem dificuldade em engolir, a chia pode aumentar o risco de asfixia, pois as sementes costumam inchar quando entram em contato com a água.
CONSUMO INCORRETO DA CHIA
A pesquisadora Rebeca Rawl, dos EUA, relatou um caso em que um homem apresentou uma obstrução no esôfago por consumir uma colher de sopa de chia e água logo em seguida.
Isso aconteceu pois a chia não foi hidratada anteriormente e quando entrou em contato com a água ingerida pelo homem, expandiu e obstruiu o esôfago.
Veja as contraindicações do consumo de chia
1. Pessoas com problemas inflamatórios intestinais
3. Pessoas com problemas de pressão arterial (alta ou baixa)
4. Pessoas que usam medicamentos anticoagulantes
CHIA FAZ MAL PARA OS RINS?
Segundo a Kidney Cares Community (Comunidade de Assistência aos Rins, tradução livre) da China, as sementes de chia devem ser evitadas por pacientes que foram diagnosticados com doenças renais.
COMO CONSUMIR A CHIA?
O ideal é hidratar a semente cerca de 30 minutos antes de consumí-la. Recomenda-se a ingestão de duas colheres de sopa por dia, entre as refeições.
ATENÇÃO
Para saber se você pode incluir a chia em sua dieta, procure por um nutricionista para receber as orientações necessárias.
Fonte: UOL e Mundo Boa Forma