SÍNDROME DA PESSOA RÍGIDA:
conheça os SINTOMAS da DOENÇA DA CANTORA CELINE DION
SÍNDROME DA PESSOA RÍGIDA (SPR)
A cantora Celine Dion foi diagnosticada em 2022 com síndrome da pessoa rígida (SPR), uma doença neurológica rara e que não tem cura.
"Venho lidando com problemas de saúde há muito tempo e tem sido muito difícil para mim enfrentar esses desafios e falar sobre tudo o que tenho passado... Me dói dizer que não estou pronta para reiniciar minha turnê na Europa em fevereiro", disse a cantora.
QUAIS OS SINTOMAS DA SÍNDROME DA PESSOA RÍGIDA?
Dentre os sintomas estão espasmos persistentes, em vários músculos do corpo, em especial os dos membros inferiores e tronco.
No estágio mais avançado da doença, o paciente começa a ter dificuldade de locomoção, e apresenta fraturas ósseas e musculares com mais frequência. Segundo a Universidade John Hopkins, é uma doença que afeta 1 ou 2 pessoas em 1 milhão.
"É uma doença que sabemos tão pouco. Existem espasmos impossíveis de controlar. Você sabe quando alguém pula durante a noite por causa de uma cãibra na perna ou na panturrilha? É um pouco assim, mas em todos os músculos. Há pouco que possamos fazer para apoiá-la, para aliviar sua dor."
CELINE DION
A cantora ficou internacionalmente conhecida pelos seus sucessos, em especial a música "My Heart Will Go On", tema do filme ganhador de vários Oscars, Titanic.