ALIMENTOS PROIBIDOS PARA COLESTEROL ALTO: Confira 7 alimentos que aumentam o colesterol e você deve evitar
O que usualmente denominamos como colesterol consiste, na realidade, é a soma de diferentes tipos de colesterol. Algum deles, quando presentes em quantidades elevadas, têm a capacidade de se acumular nas paredes arteriais, obstruindo ou restringindo o fluxo sanguíneo.
À medida que os níveis se elevam, cresce a probabilidade de desenvolver uma condição cardíaca coronariana, que é a forma mais comum de doença cardíaca.
O colesterol é um lipídio fundamental na síntese das membranas celulares e de certos hormônios. Ele se apresenta em várias formas, incluindo HDL, LDL e VLDL, e a maior parte é produzida internamente pelo corpo. No entanto, alimentos de origem animal, como ovos, carne e laticínios, também contêm colesterol.
É possível que você esteja com níveis elevados de colesterol sem saber, pois o aumento pode ocorrer gradualmente, muitas vezes sem sintomas. Um ataque cardíaco pode acontecer de forma inesperada. Para prevenir essa situação, é fundamental manter um controle constante dos níveis de colesterol no sangue.
As alterações nos níveis do colesterol estão relacionadas à nossa alimentação. Algumas medidas simples podem ajudar a controlar o colesterol.
Como prevenir e diminuir o colesterol? Veja alimentos que você deve evitar:
1- Alimentos industrializados;
2- Carnes gordas e com gordura aparente, pele de aves;
3- Frios e embutidos (mortadela, presunto, salame, salsicha, linguiça, etc.);
4- Leite integral e derivados (iogurte integral, manteiga, creme de leite, queijos cremosos e amarelos);
5- Sorvetes de massa, chocolates, doces com coco, chocolate ou chantilly, milk-shake, cremes para sobremesa;
6- Biscoitos ou pães amanteigados, folhados, croissant, pão de queijo, pão de torresmo e pães doces com recheio;
7- Frituras e alimentos muito gordurosos.
Informações são do site Pfizer e Laboratório São Paulo.