SINTOMAS DE CÂNCER NO RETO: veja os 7 SINTOMAS PRIMÁRIOS e SINAIS DE ALERTA da doença e confira como é feito o DIAGNÓSTICO e o TRATAMENTO
CÂNCER NO RETO
O câncer colorretal abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso (cólon), no reto (final do intestino) e no ânus.
DADOS
No Brasil, o câncer colorretal é o terceiro tipo de tumor com mais incidência na população, com aproximadamente 40 mil novos casos diagnosticados por ano.
EXISTE TRATAMENTO?
O câncer no reto é passível sim de tratamento e, quando detectado precocemente, costuma ser curável.
FATORES DE RISCO
Entre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer colorretal estão: alto consumo de carne vermelha ou processada, consumo excessivo de álcool, alimentação pobre em frutas e fibras, idade igual ou superior a 50 anos, obesidade, inatividade física e tabagismo.
SINTOMAS
Confira a seguir os principais sintomas e sinais de alerta do Câncer no reto:
1) Presença de sangue nas fezes
2) Dor e cólica abdominal frequente com mais de 30 dias de duração
3) Alteração no ritmo intestinal de início recente
Acontece quando um indivíduo que tinha o funcionamento intestinal normal passa a ter diarreia ou constipação
4) Emagrecimento rápido e não intencional
ALERTA PARA AS MULHERES
Mundialmente, o câncer colorretal é o segundo tipo de tumor que mais acomete mulheres, com uma taxa de incidência de 21,8/100 mil habitantes.
PREVENÇÃO
As principais orientações para prevenir o câncer colorretal são: a prática regular de atividade física; reduzir a quantidade de óleos, gorduras, sal e açúcar; manter o peso adequado, entre outras coisas.
DIAGNÓSTICO
A colonoscopia é o principal exame para o rastreamento do câncer de reto, permitindo ainda que o médico observe o cólon e remova pólipos, que costumam ser enviados para a biópsia.