O termo perda de memória é empregado para descrever uma diminuição no funcionamento mental que não é tão severa a ponto de impactar o desempenho nas atividades diárias.

Sintomas da perda de memória

Indivíduos que experimentam essa deficiência cognitiva enfrentam desafios ao recordar conversas recentes e podem esquecer compromissos, porém têm facilidade em lembrar eventos passados.

Como a perda de memória afeta o cérebro?

O cérebro é responsável pelo armazenamento e recuperação de informações, e alguns fatores podem afetar seu funcionamento e causar problemas de memória.

9 doenças que causam perda de memória

Além de fatores como ansiedade, estresse e envelhecimento, algumas doenças podem causar ou agravar os sintomas de perda de memória. Conheça a seguir nove problemas de saúde que afetam a memória.

IR PARA JC.COM.BR

1. Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é a causa mais comum de perda de memória progressiva e irreversível.

2. Doença de Parkinson

Além dos sintomas motores, a doença de Parkinson pode causar problemas de memória.

3. Lesões cerebrais traumáticas

Um ferimento grave na cabeça pode levar a problemas de memória de curto ou longo prazo.

4. AVC (Acidente Vascular Cerebral)

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma interrupção do fluxo sanguíneo para o cérebro pode resultar em danos às células cerebrais e, consequentemente, à perda de memória.

5. Esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma condição autoimune que danifica a cobertura protetora dos nervos, podendo levar a problemas de memória.

IR PARA JC.COM.BR

Veja também

VERDURAS QUE REDUZEM PERDA DE MEMÓRIA: saiba quais são as 7 VERDURAS que combatem os SINTOMAS DA PERDA DE MEMÓRIA e melhoram a FUNÇÃO COGNITIVA

Ler Mais

6. Encefalite

A encefalite é uma inflamação do cérebro causada por uma infecção viral ou bacteriana, que pode resultar em perda de memória.

7. HIV e AIDS

O vírus pode afetar o cérebro, levando a problemas cognitivos, incluindo perda de memória.

Saiba também

FRUTAS PARA REDUZIR PERDA DE MEMÓRIA: conheça 6 frutas com AÇÃO PODEROSA contra os SINAIS DE PERDA DE MEMÓRIA e melhore sua SAÚDE CERERAL

Ler Mais

8. Doença de Huntington

A doença de Huntington é uma doença genética que causa danos progressivos nas células cerebrais, levando a problemas cognitivos, incluindo perda de memória.

IR PARA JC.COM.BR

9. Demência vascular

A demência vascular ocorre quando os vasos sanguíneos no cérebro são danificados, e isso pode afetar a memória.

Consulte o seu médico

É importante enfatizar que a perda de memória pode ser um sintoma de várias outras doenças e condições, além das mencionadas acima. É fundamental procurar um profissional de saúde para um diagnóstico adequado e tratamento adequado.

Confira também

SUCO PARA REDUZIR PERDA DE MEMÓRIA: Conheça 5 SUCOS NATURAIS que combatem os SINTOMAS DE PERDA DE MEMÓRIA

Ler Mais

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories