O colesterol é um tipo de gordura produzido naturalmente pelo nosso organismo, sendo 70% produzido pelo nosso corpo e 30% ingerido por meio de alimentos.
Quando o nosso corpo produz esta gordura em execesso, diz-se que o pacienteestá com colesterol alto.
O colesterol alto cria placas de gordura na parede das artéreas, dificultando o fluxo sanguíneo e, até mesmo, obstruindo essa passagem.
Por isso, é extremamente importante que pessoas com colesterol alto sigam uma dieta específica para o seu quadro de saúde.
7 alimentos que reduzem o colesterol alto
Confira a seguir quais são os 7 alimentos que ajudam a diminuir o colesterol alto.
1- Aveia
A aveia contém uma fibra solúvel chamada betaglucana, que exerce efeitos benéficos ao nosso corpo. A substância é capaz de retardar o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade. A aveia também melhora a circulação, controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibe a absorção de gordura (colesterol).
2- Peixe
Os peixes são excelente fonte de ácido graxo ômega 3, um tipo de gordura boa, do tipo insaturada, encontrada nos peixes de água fria, como salmão, atum e truta.
3- Azeite de oliva
O azeite é fonte de ácido oleico, que regula as taxas de colesterol e protege contra doenças cardíacas. Faz bem ao aparelho cardiocirculatório e para controlar o diabetes do Tipo 2, o que a taxa glicêmica.
4- Chocolate amargo
Apesar de parecer contraditório, o chocolate pode fazer parte da sua dieta. Contudo, ele precisa ser amargo, isso porque esse tipo de chocolate é rico em flavonoides (substâncias que diminuem o LDL).
5- Soja
A soja pode ajudar a diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de fortalecer o organismo de infecções.
6-Linhaça
A linhaça é um dos alimentos mais ricos em ômega 3. Portanto, é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, além de evitar coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL colesterol (ruim) e aumentar as de HDL colesterol (bom).
7- Laranja
Os flavonoides, substâncias antioxidantes presentes na laranja, diminuem os níveis de LDL (colesterol ruim) no organismo, uma vez que limitam a absorção do colesterol no intestino.