Vitamina C: descubra os perigos do baixo nível no corpo, quais os seus benefícios e veja X alimentos nesta vitamina

O que é a vitamina C?

É uma substância que os seres humanos não podem produzir internamente, portanto, a única forma de obtê-la é através da dieta ou, se necessário, com a ajuda de suplementos. Esta substância é classificada como uma vitamina hidrossolúvel, e é excretada em pequenas quantidades através da urina.

Para que serve a vitamina C?

A vitamina C desempenha funções cruciais no corpo humano, agindo como antioxidante, combatendo a formação de radicais livres e auxiliando as células do organismo a crescerem e manterem-se saudáveis, com ênfase nas células de ossos, dentes, gengivas e vasos sanguíneos.

A seguir, conheça 5 benefícios proporcionados pelo consumo de vitamina C

IR PARA JC.COM.BR

1. Previne alguns tipos de cânceres

2. Atua contra doenças cardiovasculares e ajuda no controle do colesterol

3. Age contra o entupimento de artérias

4. Contribui para queima de gorduras

5. Fortalece o sistema imunológico

IR PARA JC.COM.BR

Perigos da deficiência de vitamina C

Pessoas com sistema imunológico enfraquecido podem sofrer de gripes e resfriados frequentes. Além disso, podem desenvolver escorbuto, uma condição que causa inchaço, inflamação nas gengivas, hemorragias, feridas de cicatrização difícil, articulações fracas e até mesmo levar ao óbito.

Alimentos ricos em vitamina C

Como dito anteriormente, o corpo humano é incapaz de produzir vitamina C, desta forma, a solução para isso é o consumo de alimentos poderosos nesta vitamina. A seguir, confira 4 alimentos ricos em vitamina C

1. Brócolis

2. Couve-manteiga

3. Pimentão

IR PARA JC.COM.BR

4. Repolho

FRUTAS

As frutas também são ótimas soluções para o baixo nível de vitamina C no corpo. Entre elas, as principais são: Acerola (940 mg), caju (219,4 mg), goiaba (73,3 mg) e laranja (60,6) para cada 100 g.

É necessário tomar suplementos de vitamina C?

A vitamina C é amplamente presente em alimentos, e a deficiência é incomum, portanto, a suplementação não é necessária para a maioria das pessoas. Seguir a ingestão diária recomendada de acordo com gênero e idade elimina a necessidade de suplementação.

ATENÇÃO!

Não negligencie sua saúde! Em casos de sintomas aparentes, busque por ajuda médica.

FONTE: VivaBem UOL

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories