Vitamina E: veja 6 sintomas que indicam seu baixo nível no corpo e saiba a melhor forma de repor
Para quê serve a vitamina E?
A vitamina E é um nutriente essencial que age como antioxidante, protegendo as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres, moléculas instáveis que podem causar doenças.
Sintomas da falta de vitamina E
A deficiência de vitamina E pode levar a vários sintomas, cuja gravidade varia com base no grau de carência. Sintomas comuns incluem:
1. Fraqueza muscular
Pesquisas destacam a importância da vitamina E para a saúde muscular, sua deficiência pode causar fraqueza e afetar a mobilidade.
2. Problemas de visão
A deficiência de vitamina E pode prejudicar a saúde dos olhos, levando a problemas de visão, incluindo dificuldade em ambientes com pouca luz, visão dupla e um aumento de 20% no risco de degeneração macular relacionada à idade, de acordo com um estudo.
3. Pele e cabelos fracos
A saúde da pele e do cabelo está ligada aos níveis de vitamina E no organismo. Um estudo com suplementação de vitamina E mostrou um aumento significativo na densidade capilar em comparação a um grupo de controle que recebeu placebo.
4. Problemas neurológicos
A deficiência de vitamina E pode danificar o sistema nervoso, levando a sintomas como dormência, formigamento, desequilíbrio, perda de memória e confusão mental. Estudos sugerem que a falta grave de vitamina E pode afetar o sistema nervoso central de maneira significativa.
5. Problemas imunológicos
A vitamina E é fundamental para o sistema imunológico, e sua deficiência aumenta o risco de infecções e doenças.
6. Problemas cardíacos
A vitamina E pode ajudar a reduzir a aterosclerose e as taxas de doença cardíaca isquêmica, combatendo a oxidação do LDL (colesterol "ruim") e reduzindo o risco de doenças cardíacas.
Alimentos ricos em vitamina E
A vitamina E é um nutriente fundamental para a saúde e pode ser obtida tanto por meio da alimentação quanto por suplementação.
2. Abacate e óleos vegetais
3. Azeite de oliva e ovos
ATENÇÃO!
Não negligencie sua saúde! Em casos de sintomas aparentes, busque por ajuda médica.
FONTE: Oh minhas vitaminas!