BENEFÍCIOS DO CHÁ DE ALECRIM: entenda para que serve o chá de alecrim e seus principais benefícios
O chá de alecrim possui propriedades que geram inúmeros benefícios para o organismo.
Ele serve para melhorar a digestão e a função cognitiva, melhora a circulação e aumenta a pressão arterial (sendo benéfico para quem tem pressão baixa), e ainda pode prevenir o câncer e tratar problemas de pele.
O chá também pode diminuir inflamações, aliviar a dor associada a elas e promover o bem-estar. Além disso, ele ajuda na redução da ansiedade, na função hepática e na saúde do cabelo.
Mas, há alguns efeitos colaterais de seu uso excessivo, como vômitos, náuseas e espasmos. Podem ainda haver contrações uterinas, tornando-o perigoso para uso durante a gravidez.
BENEFÍCIOS DO CHÁ DE ALECRIM
Cuidados com a pele
Os compostos encontrados no chá de alecrim permitem melhorar a aparência da pele, graças às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e estimulantes.
Circulação sanguínea
O chá de alecrim é conhecido por ser uma substância estimulante para o sistema circulatório, já que tem propriedades anticoagulantes, semelhantes às da aspirina, que podem melhorar o fluxo sanguíneo.
Função cognitiva
Certos compostos antioxidantes encontrados no alecrim, tais como o ácido carnósico, estimulam a memória e protegem os caminhos neurais de substâncias nocivas, contribuindo para a função cognitiva.
Digestão
As propriedades antiespasmódicas e carminativas do chá de alecrim o tornam ideal para pessoas que sofrem de indigestão, constipação, gases intestinais, inchaço e cãibras.
Previne o câncer
Por ser rico em antioxidantes, o chá de alecrim neutraliza os radicais livres, subprodutos naturais do metabolismo celular que podem causar mutação celular e câncer.
Anti-inflamatório
O ácido carnósico presente no alecrim ajuda a reduzir os níveis de ácido nítrico, um agente desencadeante de inflamação, no corpo.
Cuidado capilar
Muitas pessoas utilizam o chá de alecrim para melhorar a saúde do cabelo. Para isso, basta aplicar e esfregar chá de alecrim no couro cabeludo e nos fios.
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de qualquer doença, procure um médico para investigação e início de tratamento.