POR QUE HÁ TANTAS FARMÁCIAS NO BRASIL?
A verdade por trás da imensa quantidade de farmácias uma do lado da outra no Brasil
De acordo com dados do Conselho Federal de Farmácias (CFF), o Brasil possui atualmente cerca de 90 mil farmácias em operação, em contraste com os 55 mil registrados em 2003
BOOM
Esse crescimento representa um aumento de 63% ao longo de duas décadas.
Vale ressaltar que esses números englobam apenas as farmácias que possuem registro ativo no órgão, o que é um requisito legal para seu funcionamento.
Por outro lado, um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a partir de dados da Receita Federal, mostram que existem atualmente no país 122 mil farmácias
DÚVIDA VIRAL
Este boom de farmácias já fez diversos vídeos sobre a existência de inúmeros estabelecimentos localizados lado a lado viralizarem nas redes sociais.
A RESPOSTA
Mas, afinal, por que há tantas farmácias no Brasil? Continue neste webstory e conheça a verdade por trás da infinidade de farmácias no Brasil
A resposta para esta pergunta pode ser alcançada ao observar diversos fatores, incluindo o contínuo crescimento do setor, especialmente impulsionado pelas grandes redes farmacêuticas.
Com forte presença em grandes cidades, elas tiveram um crescimento de cerca de 230% em participação de mercado, desde o início dos anos 2000 até agora.
Além disso, as mudanças nos hábitos de consumo, com farmácias funcionando como pontos de venda por conveniência, pontos de realização de exames e centros de entrega para pedidos online também fazem parte da equação.
Outro fator que impacta na abertura de farmácias no Brasil, sobretudo para saber se serão vizinhas umas das outras, é a crescente utilização de inteligência de dados de forma mais sofisticada para orientar a abertura de novas unidades.
Com esses dados à disposição, as empresas têm a capacidade de tomar decisões informadas sobre a abertura de novas farmácias.
Elas podem avaliar se é mais sensato estabelecer uma nova unidade em um local com concorrentes próximos, mas com um grande potencial de clientes, em vez de investir em uma região desprovida de unidades, mas com uma presença limitada de consumidores.
"Hoje abrimos lojas com muito mais eficácia. Uma loja de rede já nasce madura", diz Sergio Mena Barreto, da Abrafarma.
Ele pondera que há espaço para todos, se houver inteligência e aproveitamento de especificidades do mercado.