DIABETES SINTOMAS INICIAIS: Veja SINAIS e SINTOMAS de diabetes; saiba como é a prevenção e tratamento
A diabetes é uma doença causada pela má absorção de insulina ou produção insuficiente deste hormônio uqe regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
A insulina é um hormônio cuja função é quebrar as moléculas da glicose (açucar) e transformando em energia para a manutenção das células do corpo.
O diabetes causa o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações cardíacas, nas artérias, olhos, rins e nervos e à morte nos casos mais graves.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 13 milhões de pessoas vivem no Brasil com a doença, cerca 6,9% da população.
PREVENÇÃO DE DIABETES
A melhor prática de prevenção de diabetes, segundo o Ministério da Saúde, é a prática de atividades físicas regularmente, alimentação saudável e evitar consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
TIPOS COMUNS DE DIABETES
O diabetes tipo 1 é uma doença crônica hereditária que, em geral, não se transmite de uma pessoa para outra. No Brasil, cerca de 5% a 10% dos casos de diabetes são do tipo 1.
Embora seja mais comum em adultos, também pode afetar crianças. Geralmente, o diabetes tipo 1 é diagnosticado na infância ou adolescência, mas também pode ocorrer em adultos.
Se você tem parentes próximos com histórico dessa doença, é importante fazer exames regularmente para monitorar seus níveis de glicose no sangue.
TRATAMENTO DE DIABETES TIPO 1
O tratamento envolve o uso diário de insulina e/ou outros medicamentos para regular os níveis de açúcar no sangue.
O diabetes tipo 2 acontece quando o corpo não consegue usar eficazmente a insulina que produz.
A causa principal do diabetes tipo 2 está diretamente ligada ao excesso de peso, falta de atividade física, altos níveis de triglicerídeos, pressão arterial elevada e maus hábitos alimentares.
SINTOMAS DE DIABETES
Os principais sintomas do diabete são: fome e sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia.
Tipo: 1
Fome frequente; Sede constante; Vontade de urinar diversas vezes ao dia; Perda de peso; Fraqueza; Fadiga;
Mudanças de humor; Náusea e vômito.
Tipo: 2
Fome frequente;
Sede constante; Formigamento nos pés e mãos; Vontade de urinar diversas vezes; Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele; Feridas que demoram para cicatrizar; Visão embaçada.