TUDO SOBRE ECLIPSE LUNAR DIA 28 DE OUTUBRO 2023

Saiba horário, onde ver em tempo real e como será.

O último eclipse deste ano está se aproximando e ocorrerá no sábado, 28 de outubro.

Trata-se de um eclipse lunar, no qual a Terra bloqueia a luz do sol, fazendo com que a Lua cheia desapareça sob a sombra do nosso planeta, conforme explicado pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.

Este eclipse será classificado como parcial, o que indica um alinhamento não perfeito entre os três corpos celestes envolvidos (Terra, Sol e Lua).

IR PARA JC.COM.BR

Nesse caso, os observadores do eclipse perceberão que a sombra na Lua cresce e depois se retrai, sem cobrir completamente a superfície lunar.

QUE HORAS SERÁ O ECLIPSE DIA 28 DE OUTUBRO?

O calendário de eclipses lunares da Nasa indica que esse evento astronômico do dia 28 de outubro terá uma duração de aproximadamente 1 hora e 17 minutos em sua fase parcial, com a fase completa se estendendo por um pouco mais de quatro horas.

O eclipse parcial lunar terá início às 15h01 e terminará às 19h26 (horário de Brasília), sendo o período da noite o melhor momento para sua observação.

ONDE VER O ECLIPSE?

IR PARA JC.COM.BR

Além disso, o fenômeno será visível em diversas partes do mundo, incluindo a Europa, África, Ásia, Austrália e algumas regiões das Américas, com exceção da América do Norte.

O ECLIPSE LUNAR SERÁ VISÍVEL NO BRASIL?

A região mais oriental do Brasil, abrangendo os estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e partes dos estados de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí, terá a oportunidade de presenciar o eclipse parcial durante o nascer da Lua.

Para outras localidades, o eclipse será de natureza penumbral, com pouca alteração na luminosidade da Lua visível a olho nu.

Uma vez que a Lua cheia surge no horizonte oriental ao pôr do Sol, os observadores devem estar em um local com uma visão desobstruída para leste a fim de testemunhar esse espetáculo, já que a Lua estará surgindo no horizonte já em meio ao eclipse.

Conforme informações do portal Time and Date, o evento poderá ser observado, ao menos em parte, em diversas partes do mundo, incluindo a Europa, Ásia, Austrália, África, América do Norte, grande parte da América do Sul, além das regiões do Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Ártico e Antártica. *Com informações da CNN e da National Geographic Brasil

IR PARA JC.COM.BR

ACOMPNHE AQUI O ECLIPSE EM TEMPO REAL

Ler Mais

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories