5 erros bobos que podem arruinar sua liderança
Um empreendedor precisa desenvolver a habilidade de liderança. No entanto, essa missão pode não ser tão simples
E alguns erros podem pôr em cheque sua liderança. Por isso, é importante sempre estar alerta e evitá-los
5 erros que podem comprometer sua liderança
Adotar uma atitude superior
Conquistar uma posição de liderança faz com que o poder suba à cabeça de muitos. No entanto, é importante lembrar que você não "é", você "está" no comando. Por isso, é importante não abandonar o hábito de almoçar ou tomar café com os colegas, mesmo que possa não ser tão frequente como antes
Lidar com a mudança de status nas relações pode ser desafiador. Quanto mais naturalmente você abordar o assunto, melhor. Pense em como deseja liderar e, em seguida, comunique seus planos às pessoas. Deixe claro para onde pretende conduzir a equipe, como planeja alcançar os objetivos e o que espera do time
Manter-se na fofoca corporativa
Outro erro comum ao subir na hierarquia é não compreender que a empresa espera discrição. Se anteriormente você falava abertamente sobre todos os aspectos do trabalho, agora precisa controlar o que diz. Evite a tentação de se tornar um "informante privilegiado", vazando informações estratégicas ou sensíveis
Confundir medo com respeito
Não distinguir entre ser respeitado e ser temido é outro erro comum, principalmente para líderes. Ao tentar se impor, cria-se uma persona indecifrável, difícil de agradar e que raramente elicia um sorriso ou elogio. Porém, facilmente resulta em repreensões de proporções consideráveis, independentemente da gravidade da situação. Esse é o tipo de líder que as pessoas temem (e detestam)
Querer ser o amigão
Também há quem busque agradar o tempo todo, mas isso é impossível. Pessoas assim se tornam fúteis e não cumprem seu papel de liderar a equipe para alcançar resultados, superando desafios
Esquecer da sua responsabilidade
Para quem está de fora, não importa de quem foi o erro, a responsabilidade é sua. Internamente, é sua função como líder apontar, cobrar e corrigir rotas. A empresa não precisa de alguém apenas para apontar dedos e evitar responsabilidades. E se você cometeu um erro, não hesite em assumir