Sintomas de diabetes na boca: saiba quando glicose está alta
Por que a boca seca frequentemente ocorre em pacientes com diabetes? Duas das principais razões para a boca seca em pessoas com diabetes são os efeitos colaterais dos medicamentos e os níveis elevados de açúcar no sangue.
Outros fatores, não diretamente relacionados ao diabetes, mas que podem agravar o problema, incluem má hidratação, respiração pela boca e tabagismo. O desenvolvimento da neuropatia diabética também pode contribuir para a ocorrência da boca seca.
Portanto, a falta de saliva aumenta o risco de cáries e gengivite. Essa condição também pode levar a outros problemas, como infecções nas glândulas salivares, lesões bucais, candidíase bucal (infecção por fungos) e irritação ao redor dos cantos da boca, especialmente para pacientes com próteses dentárias.
O que pode ser feito
A prevenção é o primeiro passo. Se a medicação estiver causando o problema, converse com seu médico sobre opções alternativas. Para evitar que os níveis elevados de açúcar no sangue levem à boca seca, monitore regularmente seus níveis de glicose e mantenha-os sob controle por meio de uma alimentação saudável, exercícios físicos, medicamentos prescritos e orientações médicas.
Consumir vegetais e frutas ricos em água e evitar alimentos e bebidas com alto teor de sal e açúcar, que podem causar desidratação, também são práticas úteis. É recomendável evitar álcool, cafeína e alimentos secos, como bolachas e torradas.
Algumas fontes sugerem o uso de chicletes sem açúcar ou balas sem açúcar para estimular a produção de saliva.
Se necessário, consulte seu médico sobre enxaguantes bucais ou Salagen, um medicamento que estimula a produção de saliva.
Higiene bucal para quem enfrenta a boca seca continua sendo crucial.
Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, preferencialmente após as refeições, e usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia são práticas essenciais para prevenir e lidar com a boca seca, quando presente.