8 complicações graves da glicose alta no sangue
Condição metabólica que afeta milhões em todo o mundo, o diabetes não é apenas uma questão de controle glicêmico. Seus impactos se estendem por todo o corpo, manifestando-se em uma série de complicações que vão além do simples desequilíbrio nos níveis de açúcar no sangue.
Problemas oculares ou retinopatia
Algumas pessoas com diabetes desenvolvem uma doença ocular chamada retinopatia diabética que pode afetar a sua visão. Se a retinopatia for detectada precocemente, o que geralmente é feito através de um teste de despistagem ocular, pode ser tratada e a perda de visão pode ser evitada.
Ataque cardíaco e AVC
Quando se tem diabetes, um nível elevado de açúcar no sangue durante um período de tempo mais prolongado, pode danificar os vasos sanguíneos. Isto pode, por vezes, levar à ocorrência de ataques cardíacos e AVC.
Problemas renais
A diabetes pode causar danos nos rins durante um longo período de tempo, tornando mais difícil limpar fluido extra e resíduos do corpo. Isto é causado por níveis elevados de açúcar no sangue e pressão sanguínea elevada. Esta doença é conhecida como nefropatia diabética ou doença renal.
Doenças nas gengivas e outros problemas na boca
Demasiado açúcar no sangue pode levar a mais açúcar na saliva. O que por sua vez faz com que as bactérias que existem na boca, produzam ácido que ataca o esmalte dos dentes e danifica as gengivas. Os vasos sanguíneos nas gengivas também podem ficar danificados, tornando as gengivas mais suscetíveis de serem infetadas.
Problemas sexuais nas mulheres
Os danos nos vasos sanguíneos e nervos podem restringir a quantidade de sangue que flui para a área genital e provocar a perda de alguma sensação. Quem tem um nível elevado de açúcar no sangue, é também mais suscetível de desenvolver uma infeção do trato urinário.