Musculação para emagrecer: Veja treino para aumentar o metabolismo
Estilo de vida
O estilo de vida moderno, marcado por hábitos sedentários e escolhas alimentares desequilibradas, contribui significativamente para o ganho de peso indesejado.
O consumo excessivo de gorduras e açúcares pode afetar a estética e a saúde, gerando problemas como diabetes e hipertensão.
Nem todo mundo pensa em recorrer ao treino de musculação quando o objetivo é emagrecimento, mas as duas coisas têm mais relação do que se imagina.
A prática regular de exercícios de musculação não só promove o aumento da massa muscular como também acelera o metabolismo, facilitando a queima de calorias.
Treino de musculação para emagrecer
Entre diversas possibilidades de treino que une força e aumento do metabolismo, vamos falar da supersérie, uma estratégia avançada de treinamento que trabalha o fortalecimento dos músculos e ao mesmo tempo o emagrecimento.
Nela, a estratégia é realizar dois exercícios não adjacentes e de grupos musculares distintos sem intervalo entre ambos.
A execução da supersérie deve ser da seguinte forma: a sequência de exercícios deve ser feita com intervalo de 1 minutos entre as séries, e cada uma das quatro séries devem ser feitas com 10 repetições. Veja os exercícios a seguir.
Agachamento + Supino reto
Agachamento: Posicione-se com os pés na largura dos ombros, desça os quadris como se estivesse sentando em uma cadeira, mantendo os joelhos alinhados. Supino Reto: Deitado em um banco, segure a barra acima do peito e realize a extensão dos braços.
Mesa Flexora + Elevação lateral
Mesa Flexora: Posicione-se de bruços em um aparelho de mesa flexora, flexionando as pernas contra a resistência. Elevação Lateral: Com halteres nas mãos, eleve os braços lateralmente até a altura dos ombros, mantendo os cotovelos ligeiramente flexionados.
Leg press + Tríceps francês
Leg press: No aparelho, posicione os pés na plataforma na largura dos ombros e empurre-a para longe de você. Tríceps Francês: Deitado em um banco, segure uma barra reta acima do peito. Flexione os cotovelos, baixando a barra em direção à testa. Estenda os braços para retornar à posição inicial.