Qual a diferença entre uma cooperativa financeira e um banco?

Os serviços oferecidos são quase os mesmos, mas eles têm diferentes objetivos. Um visa ter acesso ao desenvolvimento financeiro enquanto ajuda a comunidade e o outro prioriza os lucros em cima dos serviços oferecidos.

Importante lembrar

Assim como os bancos tradicionais, as cooperativas de crédito também são regulamentadas pelo Banco Central. Na cooperativa, todo associado é dono. Enquanto no banco, é apenas cliente

O que é uma cooperativa financeira?

É uma instituição financeira formada por pessoas que têm um interesse comum, como profissão ou localidade. Os membros são proprietários e participam ativamente nas decisões da cooperativa e operam sob o princípio do "um membro, um voto".

E o que um banco representa para a sociedade?

Os bancos, sejam privados ou públicos, intermediam as trocas financeiras, impulsionando o desenvolvimento econômico e social. É administrada por um conselho de diretores e as decisões são baseadas em participação proporcional de acionistas.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA JC.COM.BR

Objetivo principal de uma cooperativa financeira

Fornecer serviços financeiros aos membros a preços mais baixos e com melhores condições, além de promover, ao mesmo tempo, o desenvolvimento econômico e social e o individual e coletivo, sempre de maneira sustentável e equilibrada.

Objetivo principal de um banco

Maximizar lucros para os acionistas, fornecer serviços financeiros ao público em geral, muitas vezes com taxas e custos que refletem os objetivos de lucro.

E como funciona a distribuição dos lucros?

Tanto no cooperativismo financeiro como nos bancos há lucros para as empresas, a diferença é para quem e como esses lucros são divididos.

Distribuição dos lucros na cooperativa financeira

Os lucros são distribuídos de maneira democrática para os membros, por meio de uma assembleia, que acontece anualmente e parte dos lucros também é reinvestido na cooperativa

Distribuição dos lucros no banco

Os lucros são distribuídos aos acionistas na forma de dividendos e a prioridade é maximizar esses dividendos para os acionistas.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA JC.COM.BR

Sicredi: a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

Há mais de 120 anos fazendo e crescendo juntos

A Sicredi oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo para você, sua empresa e para o seu agronegócio.

Como ser dono do Sicredi?

Ao se associar, você adquire uma pequena cota da sua cooperativa, passando a ser dono do Sicredi, tendo voz sobre as decisões do negócio e participando dos resultados.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA JC.COM.BR

Cooperativismo financeiro na Sicredi

Nas cooperativas de crédito todos têm os mesmos direitos e deveres. Dessa forma, conta com um modelo econômico e social democrático e inclusivo. Isso é ser moderno e sustentável.

Sicredi está presente em todos os lugares

Um estudo realizado pela Sicredi constatou que, mesmo com a evolução tecnológica e a crescente busca pelos meios digitais, a presença física segue importante e contribui para o uso de produtos financeiros.

Benefícios do cooperativismo para a nossa sociedade

Garantir que mais pessoas possam cuidar melhor do seu dinheiro e realizar operações financeiras com segurança. Faz parte da essência cooperativa investir no desenvolvimento econômico e social da região em que atua, estimulando o surgimento e crescimento de novos negócios.