Patrimônio

Casario do século 19 em Pesqueira é patrimônio de Pernambuco

O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural aprovou o tombamento de seis casas antigas da cidade, no Agreste

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 28/04/2017 às 9:31
Foto: Divulgação/Fundarpe
O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural aprovou o tombamento de seis casas antigas da cidade, no Agreste - FOTO: Foto: Divulgação/Fundarpe
Leitura:

Seis casas antigas do município de Pesqueira, no Agreste pernambucano, acabam de entrar na lista de bens protegidos pelo Estado. O pedido de tombamento do casario, localizado no centro da cidade, foi aprovado quinta-feira (27) pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC).

Construções de arquitetura neoclássica do século 19, os imóveis de numeração 23, 39, 49, 57, 65 e 71 da Rua Cardeal Arcoverde estão ligados às origens das cidade. Foi o primeiro arruamento do município e contribuiu para a evolução urbana de Pesqueira, de acordo com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Ao longo dos anos, o logradouro manteve fortes traços de sua ambiência original, que começou a tomar forma ainda em 1800, preservando seus principais usos, tipologias (paisagem da área) e gabaritos (altura das casas), afirmam técnicos da Fundarpe. Caberá à fundação definir o polígono de tombamento do casario.

DECRETO

O pedido de tombamento, solicitado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Pesqueira, foi analisado pela Fundarpe e enviado ao Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural. Agora, o processo volta para a Secretaria de Cultura de Pernambuco e segue para o governador do Estado, responsável pela publicação do decreto de tombamento.

Relator do processo no CEPPC, o jornalista Marcus Prado destaca o bom estado de conservação e preservação das edificações no parecer que submeteu ao colegiado. O conselheiro visitou a cidade e conversou com moradores e atuais proprietários do casario, agora considerado patrimônio de Pernambuco.

Últimas notícias