Bairro do Recife

Governo libera primeiro trecho do boulevard do Bairro do Recife

O projeto transforma a Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, numa via para pedestres e veículos não motorizados

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 06/06/2017 às 8:08
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
O projeto transforma a Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, numa via para pedestres e veículos não motorizados - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

O primeiro trecho da obra de implantação do Boulevard da Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, está liberado para a circulação de pedestres desde o fim de semana passado (3 e 4 de junho). Mas, apesar da retirada dos tapumes que cobriam a área, entre as Ruas Madre de Deus e do Apolo, o serviço ainda não terminou. Falta instalar bancos, quiosques, postes e jardins. Na manhã de segunda-feira (5), operários faziam retoques no novo piso.

“Só vamos colocar o mobiliário (bancos e quiosques) quando o piso da Avenida Rio Branco estiver todo pronto, até a Praça do Marco Zero”, informa o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. A intervenção, para transformar a Rio Branco numa via destinada a pedestres, teve início em dezembro de 2016 e a expectativa é concluir a obra em novembro de 2017.

Além dos ajustes na primeira etapa do boulevard do Bairro do Recife, a Secretaria de Turismo deu início à troca do piso no segundo trecho (entre as Ruas do Apolo e da Guia) e no terceiro trecho (entre as Ruas da Guia e do Bom Jesus). “A segunda etapa fica pronta no fim de julho e a terceira está prevista para terminar em setembro, ganhamos mais velocidade na obra”, informa o secretário.

Com a criação do boulevard, veículos motorizados só podem cruzar a Rio Branco usando as ruas transversais, que serão revestidas com material diferenciado e terão nível mais elevado, para forçar a diminuição da velocidade. O tráfego na via, entre a Praça do Marco Zero e o Cais do Apolo (e no sentido contrário), só será permitido para veículos não motorizados.

“É uma ação importante para os moradores e visitantes da cidade, o Bairro do Recife é um dos lugares mais procurados por turistas”, destaca Felipe Carreras. No fim de 2017, diz ele, o Bairro do Recife também terá outro equipamento cultural aberto ao público. “Estamos trabalhando para concluir em dezembro o segundo módulo do Museu Cais do Sertão.”

PROJETO

A obra do boulevard do Bairro do Recife custa R$ 4,5 milhões. É realizada pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

O projeto prevê fiação embutida (elétrica, telefonia, internet) e bancos de concreto e de material reciclável. “Teve uma certa demora para a organização da fiação embutida, mas tudo foi resolvido”, comenta.

Todos os quiosques serão equipados com móveis e, se necessário, poderão ser removidos com facilidade. Como são de metal, guardam semelhanças com um contêiner, em referência à atividade portuária típica do bairro, observa o secretário. As barraquinhas servirão como suporte para exposição de fotos antigas da avenida, da abertura aos dias atuais.

Últimas notícias