Geral

Toneladas de lixo são recolhidas das praias do Recife após o réveillon

O trabalho de retirada de lixo, iniciado às 4h30 da manhã deste 1º dia do ano, contou com a participação de 443 garis

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 01/01/2018 às 12:29
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
O trabalho de retirada de lixo, iniciado às 4h30 da manhã deste 1º dia do ano, contou com a participação de 443 garis - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Comandado pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), o mutirão de limpeza realizado nas Praias do Pina e de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, após a festa do réveillon, recolheu toneladas de lixo em toda a orla. O trabalho, iniciado às 4h30 da manhã deste 1º dia do ano, contou com a participação de 443 garis. Foram tiradas da avenida, do calçadão e da areia milhares de garrafas de bebidas, sacos plásticos, copos descartáveis e flores que foram jogadas ao mar. A previsão é que sejam recolhidas cerca de 50 toneladas de lixo.

“Dos sete caminhões-compactadores que foram destinados para o mutirão, quatro já foram descarregados no aterro sanitário da Muribeca. Os demais estão a caminho”, disse o gerente-geral de Fiscalização e Limpeza da Emlurb, Avelino Pontes, com base no volume de lixo (30 toneladas) que chegou ao aterro até as 12h45. "No réveillon de 2016/2017, foram retiradas 48 toneladas de resíduos, a mesma quantidade que esperamos para agora. Mas é preciso que os outros três caminhões sejam descarregados para se pesar o volume e termos um número final", complementou. 

Palcos

Ele destaca que os trechos onde foram montados os palcos são os que mais concentraram resíduos, além das ruas que dão acesso aos locais onde foram realizados os shows e das paradas de ônibus. “Após a retirada de todo o lixo, foi iniciada a lavagem da orla, com destaque para a limpeza das áreas dos dois palcos montados (um no Pina e outro em Boa Viagem, na altura do edifício Acaiaca)”, ressaltou Avelino. Ele ainda lamenta o mar de lixo que se repete a cada virada de ano na orla. “Se as pessoas levassem sacos de lixo para a festa, do mesmo jeito que levam suas garrafas de bebida, a praia não ficaria tão suja após o réveillon”, frisou.

Últimas notícias