Urbanismo

Praça Dom Vital, no Centro do Recife, precisa de reparos

A Praça Dom Vital fica no bairro de São José e é a porta de entrada para o mercado e a Basílica da Penha

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 27/12/2018 às 9:17
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
A Praça Dom Vital fica no bairro de São José e é a porta de entrada para o mercado e a Basílica da Penha - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

Localizada num ponto turístico do Centro do Recife, a Praça Dom Vital, no bairro de São José, tem todos os atributos para atrair moradores e visitantes da cidade. Basta dizer que ela é o principal acesso para a Basílica da Penha e o Mercado de São José, construções do século 19 tombadas como patrimônio estadual e federal, respectivamente.

O problema é que a praça está sempre suja; bancos colocados para as pessoas se sentarem tiveram madeiras arrancadas nos assentos e encostos; o piso está quebrado; as jardineiras não têm plantas e uma delas, esburacada, serve de depósito para lixo e metralha. Afora isso, vândalos picharam o pedestal da escultura de Dom Vital, bispo brasileiro que viveu no século 19 e está em processo de beatificação.

“Esta é a minha primeira visita ao Recife e fiquei envergonhado com a situação da praça. Não faz sentido deixar os bancos assim, em alguns deles não dá nem para sentar. O piso podia ser lavado apenas com água e sabão e já teria outro aspecto. Um lugar turístico e histórico deveria ser mais bem cuidado”, comenta Domingos Rodrigues dos Santos professor de matemática do município baiano de Mata de São João.

Ele também chama a atenção para a quantidade de barracas de ambulantes em volta da Praça Dom Vital. “O turista se assusta porque não vê ordenamento, é muito obstáculo impedindo a livre circulação. A gente nem percebe direito se as portas da igreja (Basílica da Penha) estão abertas ou fechadas”, acrescenta Domingos Rodrigues.

Moradora do bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, Maria Eduarda Feitosa lamenta a situação precária da Praça Dom Vital e destaca a falta de segurança na área. “A gente pega o celular para olhar um aplicativo e fica com medo, tensa, sempre olhando para os lados”, declara, ao informar que estava tentando localizar o Pátio do Terço (bairro de São José) no telefone para apresentar o local a uma amiga de Santa Cruz do Capibaribe, município do Agreste pernambucano.

Prefeitura

Bruno Cabral, diretor de Limpeza Urbana do Recife, disse que pretende iniciar a obra de recuperação da Praça Com Vital logo após a transferência dos ambulantes para o Mercado de Santa Rita, no mesmo bairro. “A remoção estava prevista para novembro, mas houve atraso na chegada das bancas padronizadas e a ação teve de ser adiada pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano para janeiro próximo (2019)”, informa.

De acordo com ele, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) vai providenciar todos os reparos necessários, como a recuperação do piso e das jardineiras, conserto e pintura dos bancos, bem como instalação de luminárias de LED. “É um tipo de luz que valoriza a praça e também destacará a fachada recém-restaurada da Basílica da Penha”, ressalta Bruno Cabral.

“A igreja realiza às sextas-feira a Bênção de São Félix, uma cerimônia importante e que atrai muita gente, precisamos abrir espaço para os fiéis terem acesso ao prédio”, observa.

Últimas notícias