SAÚDE

Recife faz mutirão contra o mosquito da dengue

Prefeito Geraldo Júlio anuncia ação conjunta de todas as secretarias para barrar o Aedes aegipty

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 28/11/2015 às 6:30
Alexandre Gondim/ JC Imagem
Prefeito Geraldo Júlio anuncia ação conjunta de todas as secretarias para barrar o Aedes aegipty - FOTO: Alexandre Gondim/ JC Imagem
Leitura:

Um grande mutirão para combater o Aedes aegypti, mobilizando pessoal de todas as secretarias municipais do Recife, será realizado neste sábado (28), no bairro da Cohab, Zona Sul da cidade. A área foi escolhida por apresentar grande índice de infestação do mosquito que transmite, além da dengue, a febre chicungunha e a zika, que vem sendo apontada como possível causa do aumento dos casos de microcefalia em Pernambuco.

“Vamos bater de porta em porta e pedir às pessoas para entrar em suas casas e poder localizar os focos do mosquito. Na água armazenada para consumo será colocado larvicida e os focos em pneus e garrafas serão eliminados”, explicou o prefeito Geraldo Julio. Na terça-feira, o prefeito apresentou ao ministro da Saúde, Marcelo Castro, o plano de enfrentamento ao Aedes e pediu R$ 29 milhões para ampliar as ações. “Queremos contratar, temporariamente, 300 agentes de endemias, para aumentar o quadro em 50% (hoje há 600 nas ruas)”, disse.

O prefeito declarou que, sem esse aporte do governo federal, o município não tem como reforçar a logística, adquirir insumos e equipamentos de proteção individual. “Também pretendemos fazer uma grande campanha publicitária porque precisamos que toda população atue nessa luta”, disse, lembrando que o mosquito tem proliferação maior nas residências, em torno de 80%. “Cada vez que aparece, ele transmite uma doença mais grave. Antes era só a dengue. Depois vieram chicungunha, zika, e agora pode estar relacionado à microcefalia.”

A partir da próxima semana, todas as secretarias municipais estarão envolvidas no combate à dengue. A forma de atuação de cada órgão será definida em reuniões realizadas ao longo da semana. “Cada uma terá um plano de trabalho próprio”, adiantou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. Ele lembrou que o plano de enfrentamento do Aedes está em vigor desde novembro do ano passado. “Com a indicação de que o Recife se encontra em risco de nova epidemia de dengue em 2016 e os dados relacionando microcefalia e outra alterações ao vírus zika, estamos colocando as ações da prefeitura num novo patamar”, declarou o secretário. “Enquanto aguardamos os recursos do Ministério da Saúde, vamos mobilizar toda a capacidade interna: guardas municipais, agentes da defesa civil...”, assegurou.

Um cronograma dos mutirões nos bairros será divulgado na próxima semana. Até o dia 14, foram notificados 25.219 casos de dengue no Recife, com 15.168 confirmações. Os dez bairros com maior número de casos são Cohab (2.781), Ibura (1.614), Várzea (947), Boa Viagem (852), Iputinga (804), Imbiribeira (757), Campo Grande (723), Água Fria (692), Areias (681) e Jardim São Paulo (601).

De febre chicungunha, foram registrados 190 casos suspeitos. O maior número está concentrado no Alto José Bonifácio, Zona Norte, com 19 ocorrências da doença. Embora a Secretaria de Saúde não tenha o número de casos de zika por falta de laboratório no País para fazer o exame, admite que o vírus já circula na capital. Em relação à microcefalia, foram notificados 739 casos suspeitos no Brasil, a maior parte em Pernambuco (487). No Recife, são 97 registros até o dia 24 deste mês.

Últimas notícias