VIOLÊNCIA

Corpo de advogado morto no Parque das Esculturas será cremado nesta segunda

O corpo do advogado Flávio Mendes, vítima de latrocínio na manhã desse domingo no Centro do Recife, está sendo velado no Cemitério Morada da Paz

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 01/10/2018 às 10:19
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O corpo do advogado Flávio Mendes, vítima de latrocínio na manhã desse domingo no Centro do Recife, está sendo velado no Cemitério Morada da Paz - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

O advogado, morto com um tiro no peito na manhã desse domingo (30) no Parque das Esculturas, está sendo velado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife. De acordo com a família, o velório de Flávio Mendes de Amorim, 47, começou ainda durante a noite e se estenderá até a cremação, que irá acontecer às 16h desta segunda-feira (1°).

O crime ocorreu durante um passeio matinal de bicicleta em família. Flávio estava acompanhado da mulher e da sobrinha, enquanto pedalava nas imediações do Parque das Esculturas, no Centro do Recife, quando foram surpreendidos por dois homens que anunciaram o assalto.

Durante a ação, os assaltantes levaram duas bicicletas e atiraram contra Flávio logo em seguida. Segundo testemunhas, o advogado não teria apresentado nenhuma reação e mesmo assim foi alvejado no peito.

A vítima chegou a ser levada para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, mas não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer. Os suspeitos, que fugiram com as bicicletas, avaliadas em R$ 3 mil cada uma, mas foram encontrados três horas depois na casa de parentes, em Brasília Teimosa.

Prisões

Após a ação, a polícia conseguiu prender Matheus Ribeiro Vieira Barros, 18 anos, que atirou contra o advogado, e Artur Filipe Lima de Lira, de 20 anos.

Ambos teriam levado as bicicletas para a casa da mãe de Matheus, onde logo em seguida foram capturados pela polícia na casa de parentes. Artur estava escondido dentro do guarda-roupas da residência onde estavam os produtos roubados. Enquanto isso, Matheus correu para a casa da avó, sendo encontrado escondido em baixo da cama.

Após a prisão, os dois confessaram a participação no crime. O mais novo, suspeito de integrar um grupo criminoso que teria cometido três homicídios na área, confessou ter alvejado o advogado. O segundo suspeito confirmou a participação no ato.

Com eles, a polícia também encontrou R$ 520, papelotes de maconha e celulares que teriam sido roubados. A arma do crime, no entanto, não foi localizada.

Os suspeitos foram levados para o DHPP, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, e serão enviados para audiência de custódia nesta segunda-feira (1º).

Os dois responderão por latrocínio, roubo seguido de morte. A polícia investiga possível associação criminosa com uma terceira pessoa que possivelmente encomendava os itens roubados.

Nota de pesar

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) lamentou o ocorrido e afirmou se solidarizar com a família, esperando que os fatos sejam apurados e que a lei seja cumprida, com a devida punição aos autores do crime. 

''A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco lamenta o assassinato do advogado Flávio Mendes de Amorim, neste domingo (30/09), no Parque das Esculturas, no Recife (PE). Ao tempo em que se solidariza com a família, a OAB-PE espera a apuração dos fatos e o cumprimento da lei, com a devida punição da autoria do crime.''

Policiamento

No Parque das Esculturas, o clima é de medo. Mesmo com a presença de viaturas da polícia na área, fazendo diligências, visitantes e pescadores da região relataram ao JC estarem assustados. “Eu cheguei aqui depois do meio dia para encontrar amigos. Ouvi relatos de pessoas que presenciaram o crime, disseram que as mulheres ficaram em choque após o assassinato. Quando venho aqui, vejo policiais circulando, mas depois desse caso agora estou com medo de voltar aqui”, comenta o auxiliar administrativo Henrique Luiz, 43 anos.

O pescador Genival da Silva, que trabalha no Parque, também lamentou o episódio. “Às vezes, vejo policiamento de dia no Parque das Esculturas. Nunca vi um crime desses aqui. Eu trabalho de bicicleta e, se fosse assaltado, ia ter que entregar. Não posso deixar de vir porque tenho que pescar”, relata.

Durante coletiva de imprensa, comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Paulo Matos, garantiu que a área é monitorada com frequência. “Boa Viagem é dividida em 11 quadrantes, Brasília Teimosa é um dos quadrantes. Temos Patrulha do Bairro, policiamento com motocicletas, reforço da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) e temos também o Gati (Grupo de Ações Táticas Itinerante) que atua na área. Temos um trabalho através do WhatsApp em que a comunidade se integra com a polícia”, comenta.

Últimas notícias