POLÊMICA

Fundarpe responde às críticas sobre mudança de nome do Prêmio Pernambuco de Literatura

Governo justificou a homenagem a Hermilo Borba Filho e ressaltou o aumento de verba para as próximas edições

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 16/10/2017 às 19:25
Foto: Reprodução
Governo justificou a homenagem a Hermilo Borba Filho e ressaltou o aumento de verba para as próximas edições - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Após críticas vindas por parte de escritores que já venceram edições passadas do Prêmio Pernambuco de Literatura a respeito da mudança do nome para Prêmio Hermilo Borba Filho, o Governo do Estado de Pernambuco se pronunciou e respondeu em nota nesta segunda-feira (16).

A resposta foi divulgada pela Fundarpe na véspera da divulgação dos vencedores da quinta edição do prêmio e da assinatura por parte do governador Paulo Câmara do decreto que o renomeia. Na nota, a decisão da mudança de nome é justificada a partir da importância do dramaturgo pernambucano que completaria cem anos em 2017. O aumento na verba do prêmio para a próxima e sexta edição também foi ressaltada no comunicado.

A carta aberta divulgada na tarde desta segunda feira por Álvaro Filho, Carlos Gomes, Paulo Gervais, Luiz Coutinho Dias, José Juva, Bruno Liberal, Rejane Paschoal e Mário Filipe Cavalcanti criticava também o fato de ouros prêmios literários consolidados no Brasil manterem em seus nomes os estados a que pertencem (como o de São Paulo ou Minas Gerais). Em resposta à essa questão, a nota da Fundarpe aponta para o caráter regional do agora Hermilo Borba Filho, por isso não haveria necessidade de identificá-lo nacionalmente do ponto de vista estadual.

Leia a nota na íntegra:

"A decisão de colocar o nome de Hermilo Borba Filho no Prêmio Pernambuco de Literatura foi tomada em conjunto com a comissão organizadora do seu centenário. É um reconhecimento inconteste da contribuição deste autor, encenador, professor, crítico e ensaísta para a cultura pernambucana. O anúncio desta mudança foi feito na Praça da Palavra, durante o FIG 2017, bem como na abertura das comemorações do centenário, no Teatro Apolo-Hermilo, também em julho deste ano. Os prêmios literários de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, citados na carta, são nacionais, por isso a necessidade de identificar o estado. O Prêmio Hermilo Borba Filho é regional, lembrando que Pernambuco já tem um prêmio nacional, que é o Prêmio Cepe Nacional de Literatura. Finalmente, o decreto que será assinado amanhã pelo Governador Paulo Câmara só reforça o prêmio de literatura, primeiro, porque institucionaliza por meio de decreto, depois duplica o valor e aumenta o número de escritores premiados, mantendo seu caráter regionalizado. Como a própria carta diz, o gesto do governo simboliza uma enorme conquista."

Últimas notícias