Luto

Morre o especialista em HQ Álvaro de Moya

Personalidade faleceu aos 87 anos e estava internado após sofrer um AVC

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 14/08/2017 às 21:20
Foto: Google Images/Reprodução
Personalidade faleceu aos 87 anos e estava internado após sofrer um AVC - FOTO: Foto: Google Images/Reprodução
Leitura:

O jornalista, escritor e especialista em quadrinhos, Álvaro de Moya, morreu no fim da tarde desta segunda-feira (14), em São Paulo, aos 87 anos. Ele estava internado desde o último dia 5 de agosto no Hospital São Paulo. Encontrado pelo filho no banheiro de casa, Moya sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na noite do domingo retrasado (5).

TRAJETÓRIA

Em 1951, ao lado do desenhista Jayme Cortez e outros artistas, o professor aposentado da USP organizou a Primeira Exposição Internacional de Histórias em Quadrinhos, um evento até então inédito no Brasil e no mundo. Escreveu mais de 12 livros e milhares de textos sobre a arte sequencial. Em 1970, seu livro Shazam! foi pioneiro no Brasil ao mostrar que as HQs não eram apenas entretenimento, mas um poderoso meio de comunicação que merecia toda a atenção dos acadêmicos

Um dos pioneiros da televisão, com passagens pela Excelsior, Tupi, Bandeirantes e Cultura, Moya também foi uma figura reconhecida mundialmente pelas histórias em quadrinhos. Viúvo, Moya deixa dois filhos, Sergio e Silvia. Ainda não há informações sobre o velório e enterro.

Últimas notícias